Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito acompanha finais do futsal e projeta mais investimentos no esporte escolar

Publicados

CUIABÁ

Com a presença do prefeito Abilio Brunini, foram definidas nesta sexta-feira (26), no Ginásio Verdinho, as equipes campeãs do futsal da categoria B (12 a 14 anos) da 49ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026. No feminino, o Colégio Maxi venceu a Escola Cívico-Militar Victorino Monteiro da Silva por 3 a 2 e conquistou o título. No masculino, o Colégio Isaac Newton derrotou o Colégio Coração de Jesus por 4 a 2 e ficou com a taça. Na categoria A (15 a 17 anos), disputada na quinta-feira (25), os campeões foram o Colégio Isaac Newton, no masculino, e o Colégio Coração de Jesus, no feminino.

Durante a premiação, o prefeito Abílio Brunini destacou a importância do esporte na formação dos estudantes e reafirmou o compromisso da gestão com a ampliação dos investimentos na área. “A gente, ano a ano, está ampliando os investimentos no esporte. Isso fortalece a relação com a comunidade, a família, a disciplina e o bom desempenho em sala de aula”, afirmou. O prefeito também incentivou os vice-campeões a seguirem treinando para as próximas competições.

O Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pablo Queiroz, celebrou o sucesso de público e organização desta edição e reforçou o papel integrador dos JECs. “Ver o Ginásio Verdinho lotado e sentir a energia dessas torcidas nos mostra que estamos no caminho certo. Os Jogos Estudantis Cuiabanos vão muito além da competição; eles promovem a inclusão social, revelam talentos locais e unem a nossa juventude em torno de valores fundamentais como o respeito e o companheirismo. Nossa missão na secretaria é continuar estruturando e apoiando eventos desse porte, que transformam a realidade dos nossos estudantes através do esporte e do lazer”, declarou Pablo Queiroz.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro realiza o lançamento oficial do Alvará Automático de Obras na terça-feira (5)

Entre os campeões, o sentimento era de alegria e reconhecimento pelo trabalho coletivo. O atleta Miguel Iago Scardua, do Colégio Isaac Newton, comemorou a conquista e ressaltou o papel do esporte na vida dos jovens. “O esporte ajuda muito as crianças a saírem do celular, a praticarem esporte e a virarem atletas. É muito bom”, disse o estudante, que também agradeceu aos companheiros de equipe, ao treinador e à família pelo apoio durante a competição.

Para os treinadores, os resultados refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Campeão no feminino da categoria B, o professor Juliano Cardovani, do Colégio Maxi, lembrou que a equipe evoluiu durante o campeonato e transformou uma derrota na estreia em motivação para conquistar o título. “Depois que perdemos o primeiro jogo, não perdemos mais nenhum. Mostramos que tínhamos capacidade de chegar aqui, ganhar e ser campeões”, destacou.

As finais também reuniram famílias nas arquibancadas, reforçando o envolvimento da comunidade escolar com os Jogos Estudantis. O empresário Cássio Mioto, pai de uma das atletas campeãs, destacou a importância da competição para o desenvolvimento dos estudantes. “O esporte edifica a pessoa e traz dignidade humana, senso de coleguismo, senso de união e vontade de viver. Isso a gente só encontra no esporte”, afirmou.

Leia Também:  Terminal do CPA I recebe nova iluminação e intervenções no telhado devem ser iniciadas na próxima semana

Os coordenadores da modalidade, professores Wendel Silva Pereira e Marielle Rita Batista da Silva, avaliaram que o futsal encerrou sua programação “com chave de ouro”, destacando o alto nível técnico, o respeito mútuo entre as equipes e a excelente organização. Pensando no futuro das equipes, o coordenador-geral dos JECs, professor Dinho Ribeiro, informou que os campeões da categoria B viajam para Sapezal no dia 10 de julho, enquanto a seleção cuiabana da categoria A disputará os Jogos Estaduais em Sinop a partir de 24 de julho.

A primeira-dama Samantha Íris também acompanhou as decisões e ressaltou que o esporte representa uma importante ferramenta para promover saúde, convivência e integração entre crianças e adolescentes. Com o encerramento do futsal, os Jogos Estudantis Cuiabanos 2026 reforçam seu papel como principal competição escolar do município, incentivando a prática esportiva, revelando talentos e fortalecendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro realiza o lançamento oficial do Alvará Automático de Obras na terça-feira (5)

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Presidente da Câmara e secretário de Obras discutem de melhorias em bairros de Cuiabá

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA