CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLITÍCA NACIONAL

PT critica gestões de Alckmin em documento para programa de Haddad

Publicados

POLITÍCA NACIONAL


source
Depois de 33 anos no PSDB, ex-governador Geraldo Alckmin está próximo de uma filiação ao PSB para ser vice de Lula (PT)
Rovena Rosa/Agência Brasil – 07.10.2018

Depois de 33 anos no PSDB, ex-governador Geraldo Alckmin está próximo de uma filiação ao PSB para ser vice de Lula (PT)

Um documento elaborado na Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores, faz críticas às gestões do ex-governador Geraldo Alckmin, em meio às tratativas para que ele seja vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República .

O texto, chamado “Diretrizes e ideias para um plano de recuperação e transformação do estado de São Paulo” e elaborado por intelectuais, especialistas e ex-mandatários do partido, visa contribuir para o programa de governo de Fernando Haddad ao governo do estado. O documento foi revelado pela “Folha de S.Paulo” e confirmado pelo GLOBO .

Um trecho diz que as gestões tucanas adotaram políticas neoliberais que ampliaram as desigualdades, a concentração de renda e sucatearam os serviços públicos no estado:

“O neoliberalismo aplicado em São Paulo não se materializa apenas no ajuste fiscal, os sucessivos governos do PSDB avançaram numa agressiva política de transferência de patrimônio público à iniciativa privada por meio de privatizações e concessões, além de avançarem em uma agenda própria de reformas no Estado”, afirma o documento.

Alckmin, que governou São Paulo em quatro oportunidades num partido que está no comando desde 1995, é citado duas vezes, associado a privatizações e renúncia fiscal do estado. Já o PSDB é mencionado, entre outras coisas, como tendo “capitaneado o conservadorismo paulista” e trilhado caminho distinto do PT, que, segundo o documento, manteve-se “fiel ao seu ideário de transformação da sociedade”.

Leia Também:  Programa Corregedoria Participativa ouve demandas em Arenápolis

“O PSDB fundou-se como partido social-democrata, mas não honrou essa opção político-ideológica, desfigurando-se e assumindo uma postura conservadora em direção ao neoliberalismo, tanto no plano nacional como aqui em São Paulo. Quando não omisso, tem sido tíbio no enfrentamento da fome e da miséria e jamais colocou como opção o enfrentamento das desigualdades sociais, que são abissais, apesar de se tratar do estado mais rico da nação”, afirma o documento.

Um dos protagonistas da formulação do PSDB paulista desde a década de 1990, Alckmin hoje negocia para ser vice da maior estrela petista, Lula. O ex-tucano deve se filiar ao PSB, segundo garantiu o próprio partido, e desembarcar com aliados no partido socialista. Lideranças petistas vêm mudando a retórica a respeito do ex-adversário desde que as tratativas se iniciaram no ano passado.

“Não terei nenhum problema em fazer chapa com o Alckmin para ganhar as eleições e governar esse país. Espero que ele esteja junto, sendo vice ou não, porque me parece que ele já se definiu como oposição não só a Bolsonaro como ao “dorismo” aqui em São Paulo”, declarou Lula em janeiro deste ano.

Leia Também:  PSDB lança Alessandro Vieira como pré-candidato ao governo de Sergipe

Leia Também

Um dos coordenadores do documento, o ex-prefeito de Piracicaba José Machado afirmou ao GLOBO que “o texto não foi elaborado para ter essa repercussão pública” e que foi gerado após vários debates internos para subsidiar as diretrizes do PT para um programa de governo no estado. Segundo ele, a fundação “não tem a responsabilidade de se posicionar sobre políticas de alianças”.

“Seria muito desrespeitoso e desonesto, do ponto de vista intelectual, ignorar que o PT foi oposição ao PSDB durante todo esse tempo. No texto fazemos um balanço desses 30 anos de oposição. Negar isso seria oportunismo.”


Segundo Machado, apesar das críticas, os elaboradores do documento concordam que uma aliança com Alckmin é necessária para derrotar Jair Bolsonaro (PL) no fim do ano.

“O que está em jogo é algo muito maior que nossas divergências com Alckmin. Estamos diante de uma nova realidade. O país está sendo desmantelado. O fato de Lula ter chamado Alckmin para ser seu companheiro na chapa é uma resposta dentro do campo democrático.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Rio aprova feriados durante Cúpula do G20 na cidade

Publicados

em

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou hoje (17) projeto PL 2857/2024, que determina feriado municipal nos dias dias 18 e 19 de novembro devido à realização da Cúpula do G20 ns cidade do Rio. O objetivo é facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento,

Os vereadores determinaram que continuarão funcionando as indústrias situadas nas zonas norte e oeste da cidade, além de padarias e estabelecimentos que desenvolvam as atividades por meio de trabalho remoto.

Na justificativa do projeto, o Poder Executivo explicou que os feriados excepcionais são imprescindíveis para a realização do encontro dos principais líderes mundiais, porque demanda da prefeitura o apoio às operações logísticas planejadas pelo governo federal, incluindo restrições à circulação geral como o bloqueio de vias públicas.

O presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (PSD) comemorou a realização da Cúpula do G20 na cidade. “Este é um evento muito importante, que coloca o Rio como protagonista global. O feriado é fundamental para garantir o sucesso. Conseguimos fazer um equilíbrio com o setor produtivo, com diálogo, criando exceções para não prejudicar setores importantes da economia”, disse. Para Caiado, a aprovação da medida é parte importante das preparações do Rio para receber mais de 30 chefes de estado e cerca de 15 mil visitantes internacionais.

Leia Também:  "Reforma tributária tem que ser agora", defende Alckmin

Indústrias

Líder do governo na Câmara, o vereador Átila Nunes (PSD) disse que ao assegurar o pleno funcionamento das indústrias instaladas nas zonas norte e oeste da cidade, a prefeitura atende a pleito de setores produtivos. “A  emenda vai diminuir o impacto negativo econômico para a cidade, lembrando que o propósito é viabilizar a logística nos dias do evento. Os dois feriados do mês, dos dias 15 (Proclamação da República) e 20 (Feriado de Zumbi dos Palmares) já estão garantidos.”

O feriado também não contempla comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis, hospedarias e pousadas, centros comerciais e shopping centers, além de estabelecimentos culturais como teatros, cinemas e bibliotecas e pontos turísticos. 

G20

O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais e se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional. Esta é a primeira vez que o Brasil assume a presidência do grupo. 

Fonte: EBC Política Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA