CUIABÁ
Search
Close this search box.

Eleições 2024

Disputa eleitoral em cidade amazônica coloca principais líderes políticos em campos opostos

Publicados

POLÍTICA MT

Uma das cidades do norte de Mato Grosso, em plena Amazônia, que mais cresceu sua economia, segundo o IBGE, atingindo um PIB (Produto Interno Bruto) per capita de R$ 50.945,76, valores expressivos por habitante e acima de grandes cidades polos, em contrapartida ao censo demográfico de 2023, onde aponta para redução de sua população está tendo uma das disputas eleitorais mais acirradas entre os partidos e grupos políticos de todo o Estado.

O processo eleitoral segundo pesquisas internas, não registradas, vem sendo liderada por Casciano Martins Reis da Coligação Por Um Novo Mundo Melhor tem o apoio do MDB e do PSD, seguido por Fábio Júnior Ribeiro da Coligação Novo Mundo em Boas Mãos (PRD/Republicanos/PP e DC) e José Hélio da Silva (União/Podemos).

A última pesquisa registrada foi do Instituto Mais realizada no final do mês de setembro e apresentava os três candidatos numericamente empatados, dentro da margem de erro. Mas o que chama a atenção na disputa em questão são as divisões entre os principais líderes políticos, pois Casciano Reis tem o apoio da deputada Janaina Riva (MDB). Já Fábio Júnior teria o apoio do vice-governador. Otaviano Pivetta e José Hélio do governador Mauro Mendes. 

Leia Também:  Núcleo Econômico promove instalação de comissões

Com uma economia formada em cima do agronegócio, principalmente a criação de animais bovinos, caprinos, bubalinos, ovinos e suínos, além de produção agrícola que começa ganhar força com a soja, Novo Mundo politicamente representa a grande maioria das disputas municipais e as divergências partidárias que são mais comuns nas pequenas e médias cidades, já que nos grandes polos a tendência é que os maiores partidos e os principais líderes caminhem juntos.

Presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Janaina Riva, lembra que cada cidade tem sua realidade econômica, política e populacional e as influências dos líderes devem se moldar a essas realidades, por isto que acontecem quadros antagônicos de apoio entre os líderes, mas o interesse é que as disputas aconteçam e nos pós-eleitoral todos estejam unidos em busca do melhor para a cidade e para sua gente.

“A democracia funciona assim, tentando reunir a vontade da maioria e fazer valer essa posição, sem desconhecer que a minoria deve ser respeitada também e no pós-eleitoral todos vamos trabalhar para buscar o melhor para a cidade e sua gente, para Mato Grosso e para o Brasil”, disse a presidente da Assembleia Legislativa, Janaina Riva, lembrando que apoia o melhor candidato para a cidade.

Leia Também:  Ulysses Moraes cobra posicionamento de governador sobre reajuste da Aneel

Ela aproveitou para defender cidades menores como Novo Mundo como modelo de desenvolvimento econômico sustentável, pois a Amazônia que é considerada como o pulmão do mundo necessita ser preservada. “Faz muito tempo que ouvimos dizer que os ataques ao meio ambiente iriam provocar dificuldades intermináveis e até mesmo colocar em risco a humanidade e os tempos de altas temperaturas tem demonstrado que essa é uma realidade possível de acontecer, então quando se chega a cidades como Novo Mundo se vive uma outra realidade e se percebe que é possível viver, preservar e ter mais qualidade de vida”, frisou a presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Fonte: Eleições 2024

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

POLÍTICA MT

Deputado Sebastião Rezende anuncia criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente

Publicados

em

Por

A partir do Requerimento nº 459/2024 do deputado estadual Sebastião Rezende (União), a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) aprovou e criou a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, visando promover o enfrentamento aos riscos e dados que apontam o aumento de situações que ferem a violação da integridade e dos direitos do público infantojuvenil.

De caráter suprapartidário, a Frente Parlamentar é a associação de deputados destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado de Mato Grosso referentes a um determinado setor da sociedade.

Diante da votação favorável do Requerimento em Plenário, a Mesa Diretora já efetivou a criação e agora aguarda apenas a indicação dos membros que integrarão a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, tendo como Coordenador-Geral o deputado Sebastião Rezende, que vem se esmerando em seu mandato em defender questões afetas ao bem-estar infantojuvenil.

Rezende enfatiza que, além da situação alarmante vivenciada no cotidiano envolvendo esse público, a proposta de criação dessa Frente Parlamentar é resultado da solicitação da presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lindacir Rocha Bernardon, efetivada ao seu gabinete parlamentar, bem como de forma oral durante Sessão Especial requerida por ele em razão da comemoração dos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA, em 11/07/2024.

Leia Também:  Núcleo Econômico promove instalação de comissões

Justificando o Requerimento, o parlamentar atesta que, em que pese a proteção à criança e ao adolescente ser uma garantia constitucional e ainda estar expressamente prevista no ECA, Mato Grosso, assim como o Brasil, enfrenta um grave quadro nas questões referentes à violência, às drogas e às doenças com as suas crianças e adolescentes, especialmente referente ao abuso e exploração sexual.

Nesse contexto, Rezende cita que a imprensa estadual noticiou esta semana que os pontos vulneráveis à exploração sexual infantil aumentaram mais de 480% entre 2017 e 2024 no estado de Mato Grosso, tendo localidades ou estabelecimentos nas rodovias federais como principais pontos críticos. Em âmbito estadual, assevera ainda a preocupação com os recorrentes casos de pedofilia registrados, sendo cometidos com mais frequência por pessoas próximas às crianças.

Vale ressaltar que Rezende foi o parlamentar que apresentou a propositura na Assembleia Legislativa do Estado almejando a proibição de nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas por pedofilia, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Ele também vem alertando para o perigo do tráfico infantil, propondo medidas legais que garantam a prevenção e a repressão desse delito, bem como a atenção às suas vítimas.

Leia Também:  Caldeirão do Samba é remarcado para a próxima quinta, em Cuiabá

Ao expor a problemática, é importante mencionar que o crime sexual cometido contra uma criança ou um adolescente pode ser a forma de violência mais aguda e covarde, pois inflige graves danos à vítima mais indefesa, por toda sua vida, desde a contaminação por síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA)-AIDS, gravidez, depressão e até o suicídio.

O deputado menciona ainda que milhares de crianças e adolescentes de Mato Grosso não têm acesso a direitos básicos e são afetados pela pobreza e pela dificuldade de acesso ao sistema de ensino regular. Nesse sentido, analisa que investir na formação de profissionais capacitados, na conscientização da população e na formação de políticas públicas integradas são passos essenciais para assegurar que cada criança e adolescente tenha suas necessidades atendidas e seus direitos respeitados.

“Não podemos ‘fechar os olhos’ para essa triste realidade. Precisamos de forma urgente repensar medidas efetivas de proteção às crianças e adolescentes. Essas foram algumas razões que me levaram a propor a presente Frente Parlamentar”, externou o deputado.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA