CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍCIA

Polícia Militar recebe visita técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Publicados

POLÍCIA

A Polícia Militar de Mato Grosso recebeu, na manhã desta segunda-feira (14.4), visita técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na sede do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá.

Na ocasião, o comandante-geral adjunto, coronel André Wilian Dorileo, apresentou à diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli, algumas das principais aquisições em armamentos e equipamentos de segurança no combate à criminalidade em todo o Estado.

O FNSP, instituído no âmbito do Ministério da Justiça, tem o objetivo de apoiar projetos na área de segurança pública e prevenção à violência, enquadrados nas diretrizes do plano de segurança pública do Governo Federal.

Desde 2019, a Polícia Militar de Mato Grosso já recebeu mais de R$ 31 milhões em recursos para aquisição de equipamentos de proteção individual, modernização e estruturação de academias, além do fortalecimento do reaparelhamento da Cavalaria da Polícia Militar. Os recursos aplicados garantiram, ainda, aquisição de mais dois trajes antibomba, 40 fuzis e 146 mil munições.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 16 mandados judiciais contra o tráfico de drogas em Alta Floresta

De acordo com o coronel Dorileo, o reforço com armamentos e equipamentos especializados eleva a capacidade de resposta das unidades táticas em situações de alto risco, como confrontos armados e ocorrências com artefatos explosivos. Ele destacou ainda que a Polícia Militar está presente nos 142 municípios de Mato Grosso, por meio dos 15 Comandos Regionais.

Para o coronel, as aquisições garantem maior poder de fogo, proteção e eficiência operacional, contribuindo diretamente
para o enfrentamento da criminalidade violenta e a preservação da vida dos agentes e da população.

“A nossa instituição vive uma realidade muito diferente do que ocorreu nas gestões anteriores, graças aos importantes investimentos por parte do Governo do Estado que sempre valorizou à Segurança Pública. A Polícia Militar é uma das instituições referências no país no combate e enfrentamento à criminalidade e às facções criminosas”, ressaltou o coronel Dorileo.

A diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli, parabenizou a Polícia Militar pela valorização dos servidores militares, bem como na atuação do patrulhamento tático, ostensivo e preventivo. Além disso, ela enalteceu o gerenciamento dos recursos aplicados para garantia da Segurança Pública no Estado.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeitos do sequestro do secretário de Finanças de São José do Povo

“Ficamos honrados pelo nível de compromisso, e mais do que isso, reconhecimento sobre a composição da verba no orçamento da instituição e aplicação dos recursos. Isso reflete a preocupação crescente da atual gestão com recursos da Segurança Pública. Uma tropa não iria conseguir combater um novo cangaço, por exemplo, se não houvesse esse tipo de equipamento [armamentos] que depende da parte estrutural e de uma boa gestão pública. Fica meus parabéns, nosso reconhecimento e tranquilidade em saber que os recursos estão sendo muito bem empregados para garantia de um Estado seguro”, ressaltou Pintarelli.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil prende advogado e suposto cliente que tentavam tirar Jeep Renegade de delegacia com documento falso

Publicados

em

Por

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (17.4), duas pessoas, sendo um advogado e um suposto cliente, que tentavam retirar um carro apreendido na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), em Cuiabá, com uso de documentos falsos. A fraude foi identificada na própria unidade policial.

O advogado, de 31 anos, e o seu suposto cliente, de 42, foram autuados em flagrante por uso de documento falso.

Os fatos ocorreram no final da tarde de quarta-feira (16), quando os suspeitos compareceram à DERFVA em posse de uma procuração para retirada de um veículo Jeep Renegade. Em análise da procuração apresentada, foi possível verificar que, apesar de conter um selo legítimo do cartório, o documento foi produzido sem as formalidades legais e não foi expedido oficialmente pelo órgão.

Diante das fundadas suspeitas, os policiais entraram em contato com o verdadeiro proprietário do veículo, que relatou não conhecer as pessoas que estavam na delegacia, tampouco ter conhecimento da procuração para retirada do veículo do local.

Leia Também:  Escrivã da Polícia Civil ministra palestra durante congresso acadêmico em Barra do Garças

Em continuidade às diligências, os investigadores foram até o cartório, onde constataram a fraude aplicada pelos suspeitos. Os impostores foram até o local para fazer a procuração, porém recusaram abertura de firma para concluir a documentação, saindo às pressas do local.

Diante das evidências, o delegado Ricardo de Oliveira Franco lavrou o flagrante contra os dois suspeitos, o advogado e o que tinha o nome como procurador para retirada do veículo, pelo crime de uso de documento falso. O procedimento foi acompanhado por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT).

“Foi uma ação rápida que resultou na desarticulação da fraude e que evitou que um crime fosse cometido dentro da delegacia. A Polícia Civil está preparada para identificar casos como esse e prender quem quer que seja que acredite estar acima da lei”, disse o delegado.

Após os procedimentos, os presos foram encaminhados para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA