POLÍCIA
Polícia Civil prende idoso por queimada ilegal em operação contra crimes ambientais em Cuiabá
POLÍCIA
A Polícia Civil, em ação conjunta com a Prefeitura de Cuiabá, deflagrou, nesta sexta-feira (31.10), a Operação Cidade Limpa – Fase 10, onde foram cumpridos seis ordens de serviço atendendo a diversas denúncias relacionadas a crimes ambientais na Capital mato-grossense.
Durante a ação, um idoso, de 63 anos, foi preso por queimada ilegal em período proibitivo, conduta expressamente vedada pelos órgãos ambientais devido ao alto risco de propagação do fogo e aos impactos diretos à saúde pública.
A Operação Cidade Limpa tem a finalidade de melhorar as condições de limpeza urbana e intensificar a fiscalização contra o descarte irregular de resíduos sólidos.
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) atuou responsabilizando criminalmente os infratores pelos delitos contra o ordenamento urbano e o meio ambiente.
Durante as investigações, a Polícia Civil recebeu denúncias de que, na quinta-feira (30), havia um idoso, no bairro Altos da Serra, colocando fogo em um terreno baldio. O fogo fugiu do controle avançado para chácaras no bairro Altos da Serra, gerando intensa fumaça e comprometendo a qualidade do ar na região.
Nesta sexta-feira (31), equipes da Dema foram até o local, identificaram o idoso e o flagraram ateando fogo em fios de cobre. Questionado, ele disse que estava queimando os fios para vender, mas negou que tivesse ligação com o restante da área queimada.
No entanto, uma testemunha se aproximou e confirmou que o idoso havia sido o responsável pelo crime no dia anterior. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada e realizou a perícia do local, constatando o crime de queimada. O incêndio foi apagado e o idoso foi encaminhado para a delegacia.
A delegada Liliane Murata, titular da Dema, destacou que as queimadas, além de configurarem crime ambiental, causam sérios prejuízos à saúde da população, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, além de agravar a poluição atmosférica e colocar em risco áreas de preservação.
Liliane reforçou ainda o comprometimento da Polícia Judiciária Civil com a proteção ambiental e o cumprimento da legislação vigente.
“Operações como a realizada hoje são fundamentais para coibir práticas ilícitas e garantir uma cidade mais saudável e sustentável para todos”, finalizou a delegada.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Militar recupera 20 celulares e prende homem suspeito por furtos em lojas de Tangará da Serra
Policiais militares do 19º Batalhão prenderam um homem, de 37 anos, pelo crime de furto, na tarde desta segunda-feira (3.11), em Tangará da Serra. O homem é suspeito por diversos furtos ocorridos em estabelecimentos comerciais da cidade, durante a madrugada. Com ele, foram recuperados 20 celulares e outros objetos de valor.
As equipes policiais estavam em diligências após diversas denúncias sobre furtos a estabelecimentos ocorridos na região central de Tangará da Serra. Segundo as informações, entre os comércios furtados estavam lojas de eletrônicos, farmácias e conveniências, onde o suspeito havia sido identificado por meio de câmeras de segurança.
Ao final da manhã, os policiais receberam denúncias sobre a localização de uma motocicleta Honda Biz, também vista nos vídeos dos crimes, na companhia do suspeito. Os policiais foram ao endereço informado e fizeram cerco ao local, onde foram recebidos pelo pai do homem, que autorizou os militares a fazerem buscas na casa.
Neste momento, o suspeito foi localizado tentando fugir pelo fundo do imóvel, em uma área de mata. Ele foi abordado pela PM e apresentou resistência, necessitando ser imobilizado e algemado pelos militares.
Na busca do quarto do homem, foi encontrada a roupa que ele utilizava no momento dos crimes e 20 celulares que haviam sido furtados. Também foram encontrados relógios e outros objetos de valor e materiais usados nos crimes.
Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia de Tangará da Serra, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências. Na delegacia, algumas vítimas compareceram e fizeram recuperação de seus pertences furtados.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
ESPORTES6 dias atrásAtlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
-
POLÍTICA MT4 dias atrásProcuradoria da Mulher leva oficina “Entre Pedras e Balões” para colaboradoras de hospital e maternidade
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPrograma Cuca Legal para promoção da saúde mental de jovens e adolescentes é aprovado
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia Legislativa debate fortalecimento do comércio em Tangará da Serra
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT reforça compromisso com a inclusão e leva tradução em Libras das telas da TV para as redes sociais
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias atrásSaeb: mais de 1.700 alunos da rede municipal participam da prova que avalia a qualidade da Educação Básica
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias atrásPrefeitura divulga resultado da 1ª etapa do edital de produções artístico-culturais para o Natal da Esperança
-
FAMOSOS4 dias atrásAna Castela e Zé Felipe trocam declarações e assumem clima de romance: ‘Aiiii meu ❤️’

