MATO GROSSO
Com apoio da Desenvolve MT empresária profissionaliza negócio de venda de semijoias
MATO GROSSO
Natural de Cachoeira de Itapemirim, no Espírito Santo, Tábita Oliveira chegou a Cuiabá em 2016 e logo passou a buscar caminhos para construir sua independência financeira por meio do empreendedorismo. Cheia de ideias, mas também de dúvidas comuns a quem deseja começar um negócio próprio, ela encontrou na observação do trabalho de uma amiga com semijoias a inspiração que faltava para dar o primeiro passo, decisão que marcou o início de sua trajetória profissional, consolidada a partir de 2020.
Com o negócio em crescimento, Tábita entendeu que era o momento de dar o próximo passo. Dedicada à venda de semijoias, entre elas brincos, colares, pulseiras, anéis e pingentes, ela buscava formas de modernizar o atendimento e fortalecer a marca. Foi quando, em 2022, por meio das redes sociais, que conheceu a Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso. Com o acesso à linha Mulher Empreendedora, Tábita acessou o crédito que seria a virada de chave do negócio.
O financiamento possibilitou a profissionalização do negócio, as etiquetas de preço, antes feitas à mão, passaram a ser produzidas com impressora; um notebook garantiu maior organização e controle do estoque; além disso, ela pôde ampliar as mercadorias e investir em identidade visual, fortalecendo a marca Tábita Oliveira.
A empreendedora conta que após o financiamento, tudo mudou. “Com o financiamento, eu consegui dar um passo maior no meu negócio. Antes, tudo era muito simples e feito de forma manual. Depois que eu profissionalizei a marca, com materiais mais modernos e apresentação mais bonita, percebi que isso faz diferença para o cliente. Quando o produto chama atenção e transmite profissionalismo, as pessoas se sentem mais confiantes para comprar.”
Hoje, o empreendimento de Tábita ultrapassa as portas da loja física. Com o apoio de cerca de 15 revendedoras que atuam em Cuiabá, ela expandiu a presença da marca e gerou oportunidades de renda para outras mulheres.
Para outras mulheres que desejam empreender, mas têm receio de não dar certo, Tábita deixa o recado: “Empreender não é fácil, mas não desista. Busque algo que você realmente goste de fazer, algo que você ame de verdade. Às vezes a gente pensa só no que pode dar dinheiro, e claro que isso importa, mas quando você trabalha com aquilo que te move, a vontade de fazer acontecer te leva mais longe. O retorno financeiro vem como consequência.”
Linha Mulher Empreendedora
Até setembro de 2025, a Desenvolve MT liberou pela linha empreendedora mais de R$1,8 milhão em crédito para mulheres que estão à frente do próprio negócio em todo Mato Grosso, fortalecendo o protagonismo feminino no estado.
A linha Mulher Empreendedora da Desenvolve MT é voltada para mulheres que desejam tirar o sonho do papal ou inovar. Com crédito de até R$15mil, 30% do valor para capital de giro e 70% para compra de produtos, mercadorias, máquinas e equipamentos, além de prazos de 42 meses e carência de até seis meses.
Para saber mais acesse o nosso site www.desenvolve.mt.br ou entre em contato pelo telefone (65) 3613-7900.
*Com supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Cavalaria da PM apreende adolescente faccionado por tráfico de drogas em Nova Mutum
A equipe de Cavalaria da Polícia Militar de Nova Mutum apreendeu um adolescente, de 17 anos, por tráfico ilícito de drogas, na tarde desta quarta-feira (29.10). Na ação, foram apreendidas 43 tabletes e porções de maconha e cocaína.
Durante patrulhamento rural, os policiais receberam uma denúncia de que um homem estava comercializando drogas, em frente a uma praça da cidade. De imediato, a equipe se deslocou até o endereço para verificar os fatos e identificaram o suspeito, pelas características informadas na denúncia.
Na abordagem ao menor infrator, foram encontradas nove porções de cocaína. Questionado sobre a droga, o suspeito relatou à PM que recebeu a droga de um outro homem e indicou o endereço da residência dele.
A equipe se deslocou para a casa do segundo suspeito e encontrou um local já denunciado por comercialização de drogas na cidade. A casa estava aberta e o homem não foi encontrado.
Durante buscas pelo local, foram localizadas mais uma porção de cocaína e uma sacola com vários pinos para armazenamento, dois tabletes de maconha e 30 porções da mesma substância, além de um documento de identidade do suspeito, que foi identificado como membro de uma facção criminosa.
Diante dos fatos, o adolescente foi encaminhado para a delegacia, com o material apreendido, para as providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMutirão da Cidadania Social chega à 7ª edição em Cuiabá, no CPA3, neste sábado (25)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio defende reajuste aos servidores públicos de todas as categorias, após aprovação para trabalhadores do TJ
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos intermedeia impasse de condomínios em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMaçons são homenageados com honrarias
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia aprova Medalha Jovem Escritor para estudantes da rede pública
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásEducação autoriza início das obras de reforma e ampliação do CMEI Professora Eleuza Maria Souza Santos
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrásDavi Almeida Franco
-
ESPORTES2 dias atrásAtlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana

