CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

Publicados

VÁRZEA GRANDE

No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

Leia Também:  Kalil Baracat lança programa visando ampliar a geração de emprego e renda

A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

Leia Também:  Quatro escolas, aluno e professora de Várzea Grande recebem prêmio "Alfabetiza MT"

Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

DAE-VG inicia manutenção na ETA Cristo Rei para normalizar abastecimento

Publicados

em

Por

Trabalho é feito pela equipe da autarquia em conjunto com a empresa fornecedora dos produtos específicos

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) iniciou nesta sexta-feira, 24 de janeiro, a manutenção da ETA Cristo Rei, um marco importante para solucionar os problemas enfrentados na estação, que atualmente opera com apenas 50% de sua capacidade produtiva. A ação é acompanhada de perto por especialistas e tem como objetivo restabelecer o abastecimento pleno nos bairros atendidos pela ETA nos próximos dias.

Segundo o engenheiro Bruno Rossi, responsável técnico pela ETA Cristo Rei, todo o procedimento está sendo executado conforme os protocolos fornecidos pela empresa, garantindo que a manutenção seja realizada com segurança e eficiência.

“Hoje realizamos a diluição do produto e começamos a recirculação inicial. Essa etapa é crucial para determinar o impacto da solução nas membranas. Após a recirculação, o produto ficará em contato com as membranas por cerca de 10 a 12 horas antes de iniciarmos uma limpeza ácida na madrugada”, explicou Bruno Rossi.

A estação, dividida em seis módulos, iniciou a limpeza em apenas um módulo como um teste inicial. Os resultados mais conclusivos da aplicação só serão observados em cerca de três dias, após a análise dos ciclos de produção. “Se verificarmos que os ciclos de limpeza não estão funcionando como esperado, será necessária uma nova etapa”, destacou Rossi.

Leia Também:  Quatro escolas, aluno e professora de Várzea Grande recebem prêmio "Alfabetiza MT"

De acordo com Laio Teixeira, engenheiro sanitarista e ambiental da Kurita, empresa fornecedora, o produto utilizado na limpeza foi desenvolvido especificamente para o tipo de sujidade identificado nas membranas da ETA Cristo Rei. “Esse produto é formulado para lidar com óleos impregnados nas membranas. Trabalhamos com um protocolo específico para garantir que o material seja removido de maneira eficiente e segura”, explicou Teixeira.

A empresa foi contratada há cerca de três meses, mas a viabilização do processo de manutenção ocorreu somente agora. A equipe técnica destaca que, com a redução das chuvas nos últimos dias, houve uma leve melhora na produção da ETA, que passou de 150 para cerca de 170 litros por segundo. Apesar dessa melhoria, a limpeza dos módulos será fundamental para recuperar a capacidade plena de 300 litros por segundo.

O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, reafirmou o compromisso da nova gestão em resolver problemas históricos e garantir um abastecimento eficiente para a população de Várzea Grande. “Estamos enfrentando desafios grandes, mas estamos tomando todas as medidas necessárias para superar esses problemas. Esta manutenção na ETA Cristo Rei é uma prioridade, e contamos com o apoio e a compreensão da população neste momento de ajustes”, destacou Azambuja.

Leia Também:  Várzea Grande apresenta 10 propostas para enfrentar emergência climática

A ETA Cristo Rei utiliza um sistema de ultrafiltração por membranas, que apresenta um alto padrão de qualidade na purificação da água. No entanto, desde abril do ano passado essas membranas foram obstruídas por resíduos de óleo liberados por um equipamento da própria estação, comprometendo a produção. A situação foi agravada pelas intensas chuvas recentes, que aumentaram a turbidez da água captada do rio Cuiabá.

O DAE reforça que a população pode acompanhar as atualizações sobre o abastecimento e a manutenção da ETA Cristo Rei pelos canais oficiais do DAE e da Prefeitura de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA