VÁRZEA GRANDE
Passeio ciclístico atrai centenas de pessoas e valoriza potencial turístico do município
VÁRZEA GRANDE
Com um número expressivo de participantes, o projeto social “Pedal da Guarda” tem se tornado uma prática de todas as quintas-feiras – de famílias residentes no município, bem como, de outras cidades da baixada cuiabana. O projeto tem como objetivo proporcionar à população em geral a prática de atividade física e de lazer, através do uso da bicicleta, com segurança. A atividade é gratuita, para qualquer faixa etária e conta com a participação de voluntários para passar orientações gerais às pessoas.
O passeio ciclístico propõe um tour por várias localidades turísticas do município, onde os participantes têm a oportunidade de conhecer, além de desfrutar da paisagem da região. O planejamento do percurso é feito de forma antecipada pelos organizadores que mobilizam, junto aos empresários locais, uma interação das equipes no momento da chegada.
Nesta quinta-feira (17), o passeio será no distrito de Bom Sucesso. “A saída está marcada para às 19h30 e a mobilização será em frente à Praça Sarita Baracat. O ponto de chegada será na Peixaria Beira Rio, onde haverá uma confraternização entre os grupos participantes”, informou o comandante da Guarda Municipal, Alison Baracat Salgado.
De acordo com o comandante participam do projeto mais de 500 ciclistas, e não é necessária inscrição para participar do passeio, porém para que as pessoas possam participar dos grupos de pedaladas, é preciso alguns requisitos e precauções recomendados pela prefeitura e pelos coordenadores de cada grupo.
“Os ciclistas devem sempre trajar roupas claras e de cores perceptíveis à noite ou até mesmo coletes refletivos, usando sempre luvas, cotoveleiras e capacetes para evitar acidentes. As bicicletas devem estar sempre revisadas e em bom estado, ter faróis dianteiro e traseiro. É aconselhável carregar consigo uma bomba para pneu e uma câmera reserva apenas para emergências”, explicou o comandante lembrando que o Pedal da Guarda foi criado em 2016 e desde então tem alcançado a adesão de centenas de pessoas que passaram a utilizar a bicicleta como atividade física voltada para a promoção de saúde e qualidade de vida.
VÁRZEA GRANDE
Procon fiscaliza comercialização de linhas de pipas em Várzea Grande
Durante a fiscalização, os fiscais do Procon não encontraram produtos ilegais. Os comerciantes citam que esses tipos de linha normalmente são caseiras ou são compradas via internet
O Procon-VG esteve fiscalizando a comercialização de linhas e materiais para confecção de pipa dentro do Município.
Conforme a coordenadora do Procon, Carolina Moreira, as ações foram realizadas nas regiões Central e Cristo Rei. “O uso de cerol é perigoso não apenas para os próprios praticantes, mas também para pedestres, ciclistas e motociclistas que podem ser feridos por esta linha cortante sem sequer perceberem”, conta Carolina.
Durante a fiscalização, os fiscais do Procon não encontraram produtos ilegais. Os comerciantes citam que esses tipos de linha normalmente são caseiras ou são compradas via internet. “Estamos nos estabelecimentos comerciais para orientar e fiscalizar, garantindo que a venda desses materiais não ocorra. A fiscalização é essencial para que a lei seja respeitada e para que possamos proteger a população”, declara a coordenadora do Procon.
OPERAÇÃO CÉU AZUL – A Guarda Municipal de Várzea Grande deflagrou a Operação Céu Azul, que visa aumentar a fiscalização contra o uso de linhas com cerol e linhas chilenas, comuns entre as pessoas que soltam pipas.
Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), além de intensificar a fiscalização, a Prefeitura, junto com a Guarda Municipal, irá realizar campanhas de conscientização contra o uso desses materiais.
“Esta operação visa salvar vidas. O céu pode ficar bonito com o colorido das pipas, porém, quem usa cerol não corta só linhas, mas também pode cortar vidas”, disse a prefeita.
O secretário municipal de Defesa Social, Louriney Silva, destaca que a ação irá fiscalizar todos os praticantes de pipa. “Vamos, sim, olhar linha por linha e iremos às escolas com o teatro de fantoches do Arte de Proteger para realizar campanhas de conscientização”, conta.
PEQUENO DAVI – Davi Almeida Franco, de 9 anos, filho da servidora do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), Ângela Maria, foi vítima de um acidente ao andar de bicicleta e ser atingido por uma linha de cerol na região do pescoço.
A Prefeitura de Várzea Grande e o Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) lamentaram o ocorrido e prestaram condolências à família.
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMutirão da Cidadania Social chega à 7ª edição em Cuiabá, no CPA3, neste sábado (25)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio defende reajuste aos servidores públicos de todas as categorias, após aprovação para trabalhadores do TJ
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos intermedeia impasse de condomínios em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMaçons são homenageados com honrarias
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia aprova Medalha Jovem Escritor para estudantes da rede pública
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásEducação autoriza início das obras de reforma e ampliação do CMEI Professora Eleuza Maria Souza Santos
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrásDavi Almeida Franco
-
ESPORTES2 dias atrásAtlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana

