SINOP
Festeja: III Congresso Internacional da AJEB-MT aborda literatura, comunicação e arte em Sinop
SINOP
Com o apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o Congresso Internacional oferece palestras, painéis e debates de forma gratuita para a população e integra a programação oficial do Festeja Sinop, que celebra os 51 anos de emancipação do município. O evento também conta com o Salão Internacional do Livro AJEB-MT, lançamentos de obras, exposições de arte e momentos de contação de histórias para estudantes. Na noite desta sexta (05), está prevista a posse da nova diretoria da AJEB-MT e de novas associadas.
Durante a abertura, a presidente da AJEB-MT, professora e escritora Leni Zilioto, destacou a importância do encontro para a promoção da literatura e da cultura regional. “A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil existe há mais de 50 anos e, em Mato Grosso, nós a fundamos em 2023. Estamos na terceira edição do Congresso Internacional e teremos atividades com palestras, salão do livro, lançamento de livros, conversa com escritores, contação de histórias e encerraremos com entrega de honrarias e uma sessão solene de novas associadas. Esperamos entregar ao povo de Sinop e da região muito conteúdo em conhecimento, cultura e literatura, além de exposições artísticas em parceria com a Associação de Belas Artes de Sinop”, explicou.
Ela reforçou ainda a relevância do apoio institucional para que eventos dessa magnitude sejam viabilizados. “Todos os movimentos que realizamos não acontecem sozinhos. Sempre precisamos de parceiros e pela terceira vez a Prefeitura de Sinop é nossa parceira, com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Estamos trazendo esse movimento para Sinop e região, colocando a cidade no cenário nacional e até internacional. O apoio da Prefeitura é fundamental para esses movimentos”, afirmou Leni Zilioto.
A vereadora Sandra Donato ressaltou o impacto do evento para a comunidade. “Para o município, é algo que vem valorizar e expandir, gerando um movimento e trazendo pessoas de fora para prestigiar. Isso valoriza as escritoras do nosso município e também de todo o estado. Nesta terceira edição, temos palestrantes de outros locais que engrandecem ainda mais a programação. É uma noite de emoção e sentimento, que movimenta a cidade e agracia a população sinopense com cultura e conhecimento”, afirmou.
O evento contou com a palestra show de Adiane Pita e Caroline Marques, de Salvador (BA), com o tema ‘O Corpo Fala o Que a Alma Sente’. Adiane Pita falou sobre a força das mulheres e a necessidade de promover a inclusão. “A importância de estar aqui neste congresso é falar sobre a energia e a força feminina dessas mulheres notáveis, reunidas em um encontro belíssimo. Estamos abordando a inclusão, a acessibilidade e mostrando que, unidas, somos imbatíveis”, declarou.
A palestrante Ana Servilha, que é professora da Unemat, apresentou reflexões sobre os desafios da comunicação contemporânea. “É um prazer participar do Congresso da AJEB-MT e falar sobre a cultura da mídia nessa interlocução entre linguagem, comunicação e literatura, pensando no cenário mais contemporâneo. Estamos vivendo grandes mudanças, especialmente com a cultura digital, e precisamos analisar como os canais de acesso e a linguagem impactam a literatura, a cultura, a política e a educação, garantindo integração social e igualdade de oportunidades”, disse.
Já Nívia Melhorança, da BPW, destacou o impacto da era digital na forma de se comunicar. “É uma honra enorme participar deste Congresso e falar sobre o admirável mundo digital e como essas ferramentas transformaram a comunicação. A era digital não fala apenas de tecnologia, é a mais humana das eras, porque atrás de cada ferramenta existe um ser humano conectado com o mundo. Pela primeira vez, vivemos em uma civilização onde todos podem se comunicar com o mundo inteiro. E aí nasce a responsabilidade do que sabemos, do que falamos e como falamos”, analisou.
A AJEB foi fundada em 1970, em Curitiba, pela escritora Hellé Velloso Fernandes, e está presente em 21 estados e no Distrito Federal. É reconhecida como um espaço de promoção da palavra escrita, do jornalismo e da literatura. Atualmente é presidida nacionalmente pela jornalista Renata Dal Bó. Em Mato Grosso, a AJEB foi oficializada em 2023, sob a liderança de Leni Zilioto.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
SINOP
Prefeitura de Sinop promove homenagem aos servidores do Paço Municipal
A homenagem foi realizada no auditório da Escola de Governo. Na oportunidade, o prefeito destacou a importância de cada servidor no funcionamento dos serviços públicos.
“O momento é de agradecimento a todos vocês. Eu fico muito feliz de ver essa equipe maravilhosa trabalhando em prol do nosso município, que hoje é um verdadeiro canteiro de obras, que é um município cada vez mais pujante, reconhecido lá fora e em todos os os cantos do Brasil como uma das melhores cidades que têm para viver, a que mais tá crescendo dentro do nosso Brasil. Então eu queria dizer todos vocês: muito obrigado! Só tenho agradecimentos, porque quem tem uma equipe como nós temos aqui hoje, tem que se orgulhar”, destacou o prefeito.
Dorner destacou ainda a equipe premiada do Executivo Municipal. “É só orgulho. Vocês têm prestado um trabalho para o município marcado por muitos prêmios. Prêmios que não são do prefeito. São dos servidores. Temos duas caixas de prêmios, primeiras colocações em vários setores, por quê? Porque é resultado do trabalho de cada um de vocês, servidor”, acrescentou.
Em sua fala, o vice-prefeito Paulinho Abreu, destacou que o sucesso de Sinop está diretamente ligado ao serviço realizado por cada servidor.
“Se Sinop está onde está hoje, famosa nos quatro cantos do Brasil e até fora, pela pujança, pelo crescimento, pela organização, é graças ao trabalho de cada servidor municipal. Desde aqueles que estão na zeladoria da cidade, nas salas de aulas, nas clínicas médicas, que podem ser vistos pela população diretamente, quanto os que estão dentro das suas salas, fazendo com que essa engrenagem funcione. Se tem alguém realizando um serviço, é porque teve um setor que preparou a compra dos insumos; se o salário está sendo pago, é porque teve os RHs que prepararam a folha de pagamento, inclusive hoje está sendo pago, é uma eficiência da gestão, está aí um exemplo, essas coisas estão acontecendo porque tem todo um setor trabalhando lá por trás”, valorizou ele.
No encontro, os servidores puderam compartilhar um momento de confraternização e diálogo com o prefeito e secretários municipais. Além do café, houve entrega de lembranças e mensagens de agradecimento pelo trabalho prestado ao longo do ano, à população de Sinop.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
ESPORTES5 dias atrásSantos mergulha na crise com derrota amarga na Vila Belmiro
-
POLÍTICA MT3 dias atrásProjeto de Paulo Araújo propõe QR Code obrigatório em bebidas alcoólicas para garantir autenticidade e segurança ao consumidor
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão especial homenageia o agronegócio em MT
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásProdutores pressionam por agilidade na liberação de crédito rural
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLivro sobre a história da Câmara Municipal de Cáceres é lançado na ALMT
-
MATO GROSSO7 dias atrásGoverno de MT entrega casas para famílias em situação de vulnerabilidade: “Esperei 12 anos por esse momento”, afirma contemplada
-
POLÍCIA7 dias atrásPM prende casal de faccionados e apreende 18 quilos de maconha após perseguição
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós ação de Lúdio no MP, Abílio apaga vídeo em que expõe adolescentes nas redes sociais

