CUIABÁ

RONDONÓPOLIS

Programa Saúde na Escola ensina cuidados com os dentes a estudantes da Rede Municipal de Educação

Publicados

RONDONÓPOLIS

Uma bela arcada dentaria é resultado de cuidados rotineiros com a escovação. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Saúde Bucal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai retomar, a partir da próxima semana, o Programa Saúde na Escola com a presença da equipe de odontologia da SMS nas diversas unidades educacionais de Rondonópolis.

“Esse projeto vai ter sua continuidade após uma parada por causa da pandemia, mas com uma roupagem nova, aliando teoria e prática com uma dinâmica lúdica para passar às crianças informações para uma educação preventiva e curativa”, assinala a profissional que desempenha a função de apoio técnico em prevenção bucal no Departamento de Saúde Bucal, Júlia Santana.

Sob a epígrafe “Ensinando a prevenir, orientando para cuidar”, dentistas e técnicos da SMS vão apresentar preceitos sobre bons hábitos para garantir uma boca saudável a alunos da educação infantil e do ensino fundamental das escolas municipais dos turnos matutino e vespertino.

Com uma didática divertida, as palestras vão acontecer mensalmente e as execuções dos alunos seguindo as indicações dos odontólogos e técnicos, semanalmente nas escolas. De acordo com o planejamento do programa, para oferecer as diretrizes do comportamento adequado frente à saúde da boca, Saúde e Educação vão trabalhar lado a lado. “A escola, durante as aulas, vai introduzir conceitos pertinentes aos cuidados bucais e nós, no dia em que formos explicar sobre escovação, reforçamos essas noções. E, uma vez por semana, realizamos a escovação supervisionada e, ainda, o bochecho fluoretado”, pontua Júlia.

Leia Também:  Salário dos servidores estará disponível nesta quinta-feira (31)

Além de levar ensinamentos às gerações que estão brotando agora, o Departamento de Saúde Bucal também vai fornecer às unidades escolares creme dental e escova de dentes. “Nosso objetivo é formar o costume na criança e fazer com que ela conheça a importância de cada dente. Grande número de pessoas desconhece que cuidar da dentição desde a infância tem um efeito muito importante, pois essas atitudes adquiridas nessa fase vão ser preponderantes para uma boa saúde bucal e de todo o organismo no decorrer da vida”, observa a apoio técnico.

Júlia antecipa que no momento em que estiverem nas escolas, caso os profissionais da Saúde detectem estudantes com cárie ou algum problema bucal, vão realizar o contato com seus pais por meio de um encaminhamento apontando uma data para visita ao odontólogo. Ela lembra que a saúde bucal dos pequenos depende muito da participação dos pais ao levarem seus filhos ao dentista para fazer a prevenção. “O que traz a saúde da boca para uma pessoa e, consequentemente, garante uma alimentação bem feita durante as refeições, são esses zelos diários. Então, a escovação e a frequência ao dentista são atividades preventivas”, acentua a profissional de Saúde. 

Leia Também:  Escola Institucional do MPMT abre vagas para novo curso online

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Comunidade do Jardim Assunção recebe unidade de saúde totalmente reformada

Publicados

em

O prefeito José Carlos do Pátio encerrou a agenda desta semana com a entrega das obras de reforma e revitalização da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Assunção. A unidade foi completamente reformada, ganhou mobiliários novos, consultório odontológico completo e está toda climatizada.

A estrutura da nova unidade segue os padrões com recepção, sala de vacina, sala de procedimentos, consultório médico, espaço de expurgo, sala multiuso, dentre outros espaços. A novidade é o consultório odontológico completo montado para cuidar da saúde bucal dos moradores da região.

O ESF Jd. Assunção integra o pacote de três obras importantes que o prefeito se comprometeu em entregar nas próximas semanas. Uma unidade de saúde, uma unidade escolar e uma área de lazer vão estar liberados toda semana para a população ser atendida e poder usufruir de espaços novos e adequados para cada atividade.

“Todo esse avanço que estamos tendo é graças a um trabalho incansável do prefeito que trabalha sempre pensando na população mais humilde, que mais necessita. Ele tem feito muito mais por Rondonópolis do que cidades que arrecadam mais, por ter uma visão de futuro, que se preocupa com o próximo”, destacou a secretária de saúde Izalba Albuquerque.

Leia Também:  Museus estaduais e Cine Teatro têm programação especial para o aniversário de Cuiabá

Com recursos próprios do município, Pátio viabilizou uma verdade transformação no posto de saúde. Ele lembrou que além das unidades que estão sendo reformadas e construídas está investindo nos servidores, com abono para as agentes comunitários de saúde e também reajuste para os cargos administrativo, auxiliar de dentista e de enfermagem, técnicos de enfermagem e auxiliar de serviços diversos.

O prefeito ressaltou que Rondonópolis tem hoje 94% de cobertura dos bairros com unidades básicas de saúde e está com 100% da população sendo atendida por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Dona Adeli, presidente do bairro Jd. Assunção comentou que Pátio tem feito muito pela cidade e que a comunidade está muito agradecida pela nova estrutura do posto de saúde do bairro. Além de toda equipe técnica que atua na unidade, vereadores, secretários municipais, servidores e pessoas da comunidade participaram da entrega das obras.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA