CUIABÁ
Search
Close this search box.

RONDONÓPOLIS

Comunidade do Bom Pastor ganha Unidade de Básica de Saúde da Família

Publicados

RONDONÓPOLIS

A comunidade do tradicional bairro Bom Pastor, recebeu oficialmente na manhã desta quinta-feira (28) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde, Massao Ishizuka, localizada na avenida Marechal Dutra, próxima à Praça da saudade, no centro da cidade.

A nova unidade inaugurada, dispõe de uma arquitetura ampla, moderna, e está dotada de toda infraestrutura necessária para prestar atendimento de saúde de qualidade à comunidade do referido bairro, bem como, aos demais logradouros circunvizinhos, como a da região do JAMBRAPI; Jardim Jambalaia, Jd Brasília e Jd dos Pioneiros.

Consultório odontológico…

Conforme informações da SMS, inicialmente a nova unidade do Bom Pastor vai atender provisoriamente a estas citadas comunidades, mas o prefeito já autorizou a aquisição de uma área e ainda a confecção de um projeto técnico arquitetônico para a construção de uma nova UBS para atendimento 3excliusivo do Jambrapi.

O novo prédio inaugurado que será todo climatizado, terá duas equipes completas de trabalho, e contempla diversos espaços amplos como: recepção; sala para acolhimento; sala de inalação; dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos; salas de enfermagem; sala de imunização/vacina; sala de procedimentos; sala para ACS – Agentes Comunitárias de Saúde; sala multiúso; almoxarifado; copa; sala de esterilização; sala de expurgo, DML e, sanitários: masculino e feminino.

A Presidente da Associação de Moradores do Bom Pastor, senhora Cláudia Regina agradeceu ao prefeito por ter atendido esse velho sonho da comunidade e a presentear com uma estrutura tão bonita, moderna e aconchegante.

Leia Também:  Arenápolis abre inscrição para trabalho voluntário na unidade judicial

Em sua fala, o Prefeito José Carlos do Pátio, falou um pouco sobre o homenageado que empresta o seu nome à UBS, o falecido pioneiro nipônico: Massao Ishizuka. O pioneiro que era dentista prático, liderou a comitiva das primeiras famílias nipônicas (japonesas) a se instalarem em Rondonópolis, no final dos anos 1950.

Massao ao lado da esposa Teruko Ishizuka e dos 10 filhos, se estabeleceram na cidade onde permaneceu por décadas atuando como dentista na região do Bom Pastor/Jardim Paulista. Ele foi o primeiro presidente/líder da recém-criada Associação Nipo Brasileira de Rondonópolis, tendo sido muito admirado e respeitado por toda a comunidade da época.

O prefeito destacou a sua admiração pela cultura nipônica (japonesa), enaltecendo a tenacidade, determinação e seriedade com que tratam as coisas e as pessoas, e revelou que está já é a segunda homenagem que a sua gestão presta a comunidade nipônica da cidade, tendo recentemente inaugurado a praça Kazuo Ninomiya, localizada no jardim Por do Sol ao lado do centro de treinamento de judô, em homenagem ao também pioneiro japonês de Rondonópolis.

Para o Prefeito, o segundo homenageado, senhor Massao, “era um benfeitor nato, e se preocupava com as pessoas, ele via na educação, um forte mecanismo de transformação. Ele inclusive, contribuiu muito com o processo, doando a área para a construção da Escola Dom Wunibaldo, mostrando a sua verdadeira preocupação com a educação dos locais na época”, revelou Pátio.

Leia Também:  Filha de Tiago Leifert ganha roupão de "liderzinha" do ‘BBB 22’

E continuou: “eu estou muito feliz que essa unidade ostente o nome do senhor Massao. Quero parabenizar as filhas aqui presentes e agradecer por tudo de bom que ele fez pela nossa cidade”, completou o prefeito.

Prefeito ao lado das filhas do homenageado Massao Ishizuka…

Sueli Ishizuka, uma das filhas do homenageado Massao Ishizuka presente à solenidade, agradeceu a homenagem da prefeitura em honrar e perpetuar a memória do seu pai e sua família, bem como parabenizou o prefeito pelo seu olhar social e ainda por tantas realizações que beneficiam diretamente a população local.

O DOBRO DA CAPITAL

Ao final de sua fala o prefeito falou aos presentes sobre os investimentos de sua gestão na saúde e educação tendo já construído 28 creches na cidade. Ele revelou inclusive, um dado importante: segundo ele, “Rondonópolis tem o dobro de UBS que a capital Cuiabá tem; temos muito mais Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias que a média do Brasil; temos o triplo de equipes odontológicas e somos a primeira cidade do Estado com aterro sanitário; estamos com 100% de atendimento de água tratada; estamos chegando a 100% de rede esgoto; vamos chegar a 100% de asfalto, e temos coleta seletiva de lixo e usina de reciclagem de lixo; e somos, a cidade que mais ampliou a rede municipal de educação infantil do Centro-Oeste”, revelou.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RONDONÓPOLIS

Rondonópolis comemora Dia Nacional do Livro Infantil na Biblioteca Rachid

Publicados

em

Rondonópolis promove programação na Biblioteca Municipal Rachid Mamed em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil com resgate da literatura infantil durante visitação de alunos das escolas da cidade.

Na manhã desta quinta-feira (18), participaram do circuito cultural os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Frei Milton Marques da Silva, após visita ao Museu Rosa Bororo, estiveram na biblioteca realizando atividade de pintura, mediação de história, leitura e lanche.

A data 18 de abril foi escolhida como Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao dia de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira sendo o primeiro a escrever para crianças.

“A maioria dos nossos alunos não conhecia a biblioteca, não tem esse contato com o livro e a leitura, então é importante trazer eles para abrir esse horizonte, para entenderem a importância da leitura na vida deles”, explicou a coordenadora da EMEB Frei Milton, Rosilete de Carvalho.

Segundo a gerente do núcleo de bibliotecas do município, Valtuira Moreira, esse momento é importante para reforçar a importância do livro e da leitura, um hábito que está se perdendo devido as tecnologias.

Leia Também:  Filha de Tiago Leifert ganha roupão de "liderzinha" do ‘BBB 22’

“Faço um convite a comunidade, venham. Pais, tragam seus filhos, venham fortalecer nossas bibliotecas públicas, temos livros de qualidade e espaço climatizado”, disse Moreira.

As atividades específicas para alunos das escolas públicas e privadas acontecem todas as quintas-feiras do ano mediante agendamento que precisa ser realizado pela direção escolar antecipadamente.

A Biblioteca Municipal Rachid Mamed funciona de segunda à sexta-feira das 7 às 17h – sem intervalo para almoço – disponibilizando para toda comunidade leitura no local, computadores com acesso à internet e empréstimo de livro. O endereço é Avenida Marechal Rondon, 639 no Centro.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA