RONDONÓPOLIS
Após aprovação de projeto, prefeito diz que burocracia só gera corrupção e pobreza
RONDONÓPOLIS
Logo após a aprovação do projeto de sua autoria que institui o Alvará de Construção Autodeclaratório em Rondonópolis, o prefeito Cláudio Ferreira justificou a propositura afirmando que a burocracia só gera corrupção e pobreza. O Projeto de Lei Complementar 85 foi aprovado nesta quarta-feira (22), em primeira e segunda votação, pela Câmara Municipal.
Conforme o prefeito, o poder público precisa se desburocratizar. “A sociedade está cansada de tanta dificuldade que a classe política cria. Temos que facilitar a vida das pessoas, deixar de criar dificuldades e simplificar. A classe política tem que se conscientizar que burocracia só gera corrupção e pobreza”, analisou.
A partir do projeto aprovado, Cláudio entende que o Alvará de Construção Autodeclaratório vai ajudar muito quem tem imóvel e está irregular, sendo as pessoas de menor renda as mais beneficiadas. Quando em vigor, a proposta será aplicável a edificações residenciais unifamiliares com área de até 300 m², seguindo o princípio da eficiência administrativa.
A proposta assevera que o alvará autodeclaratório fortalece a responsabilidade do cidadão, uma vez que ele se comprometerá, sob pena de sanções legais, a cumprir todas as normas pertinentes ao projeto, mantendo a fiscalização posterior como medida de controle e correção em caso de descumprimento.
ALVARÁ DE ACEITE
Além disso, o projeto dispõe sobre modificação do marco temporal para deferimento do Alvará de Aceite, bem como revoga norma que fixava prazo para requerimento do Alvará de Aceite, que é um instrumento já previsto no Código de Edificações, mas atualmente limitado a edificações consolidadas até o ano de 2010.
A proposta aprovada amplia esse marco temporal para 31 de dezembro de 2018, permitindo que imóveis construídos de forma consolidada e fora dos trâmites regulares possam ser analisados e eventualmente regularizados.
Por sua vez, os cidadãos vão poder requerer o Alvará de Aceite a qualquer tempo, sendo antes limitado esse requerimento até a data de 31 de dezembro de 2025.
O projeto segue agora para sanção do prefeito e posterior publicação no Diário Oficial.
RONDONÓPOLIS
Prefeitura vai ofertar estágio remunerado para alunos do ensino médio
Estudantes do ensino médio também vão ser incluídos no programa de estágio remunerado da Prefeitura de Rondonópolis. Isso será possível com a aprovação do Projeto de Lei 400, de autoria do prefeito Cláudio Ferreira, realizada nesta quarta-feira (22) pelos vereadores.
O projeto aprovado altera a Lei Municipal nº 7170, de 28 março de 2012, que versa sobre o programa de estágio remunerado no Poder Executivo Municipal. Com isso, o público-alvo do programa será ampliado, autorizando a participação de estudantes regularmente matriculados no ensino médio das instituições de ensino da rede pública ou privada.
Também são atendidos com o estágio, obrigatório ou não, os estudantes de instituições de educação superior, de educação profissional e tecnológica (EPT), através de convênio firmado entre o Município de Rondonópolis e as respectivas instituições de ensino. Uma exigência ao aluno é a comprovação semestral da sua regular matrícula e frequência escolar.
Em sua mensagem enviada à Câmara, quando da apreciação do projeto, o prefeito argumentou que essa medida visa fortalecer as políticas públicas voltadas à inserção dos jovens no mercado de trabalho, em consonância com o Programa “1º Trampo”, cuja missão é promover oportunidades de qualificação e vivência profissional, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e econômico da juventude rondonopolitana.
“Ao incluir estudantes do ensino médio no Programa de Estágio Remunerado, o Município de Rondonópolis reafirma seu compromisso com a formação cidadã e a preparação dos jovens para o mundo do trabalho, fortalecendo políticas públicas voltadas à juventude e valorizando o protagonismo juvenil”, externou Cláudio Ferreira.
O projeto agora segue para sanção do prefeito e posterior publicação no Diário Oficial.

-
ESPORTES5 dias atrásSantos mergulha na crise com derrota amarga na Vila Belmiro
-
POLÍTICA MT3 dias atrásProjeto de Paulo Araújo propõe QR Code obrigatório em bebidas alcoólicas para garantir autenticidade e segurança ao consumidor
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão especial homenageia o agronegócio em MT
-
MATO GROSSO7 dias atrásGoverno de MT entrega casas para famílias em situação de vulnerabilidade: “Esperei 12 anos por esse momento”, afirma contemplada
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásProdutores pressionam por agilidade na liberação de crédito rural
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLivro sobre a história da Câmara Municipal de Cáceres é lançado na ALMT
-
POLÍCIA7 dias atrásPM prende casal de faccionados e apreende 18 quilos de maconha após perseguição
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós ação de Lúdio no MP, Abílio apaga vídeo em que expõe adolescentes nas redes sociais

