CUIABÁ

LUCAS DO RIO VERDE

Gestão entrega Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão

Publicados

LUCAS DO RIO VERDE

Uma noite de emoções e de grandes conquistas na entrega do Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão. O evento, realizado nesta sexta-feira (17), marcou a conclusão do megaprojeto produzido pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O inventário participativo é uma ferramenta que envolve a comunidade com o objetivo de pesquisar, documentar e preservar os bens culturais de um determinado grupo social, para que haja reconhecimento patrimonial. Sendo assim, para a conclusão do projeto foi necessário a colaboração dos moradores da Comunidade São Cristóvão.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Inventariar é um modo de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor. É ter um olhar voltado aos espaços da vida, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio do local. O patrimônio cultural forma-se a partir de referências culturais que estão presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações.

“É com muita alegria que nós celebramos um dia como esse, após uma dedicação incansável da Secretaria, e também de todo o esforço dos moradores de São Cristóvão. Esse, de fato, é um momento memorável, e que guardará a história de todos que aqui formaram sua família e construíram suas histórias ao longo dos anos”, pontua o prefeito Miguel Vaz.

Leia Também:  Casas do Vida Nova II serão entregues no próximo dia 22 de março

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o Museu Histórico identificou a festa de São Cristóvão como uma manifestação cultural, que teve início em 1976, com reuniões nas casas do morados, com atos de fé e festa, que possibilitavam o convívio mais próximo.

“Esse local foi marcado pelo empenho, trabalho e muita dedicação. Após dois anos de muita pesquisa teremos isso documentado e a gestão entrega para comunidade um documentário que guardará a memória e as histórias desses pioneiros que tanto lutaram pelo seu espaço. O documentário está emocionante e cheio de boas narrativas”, explica Luciana.

Os moradores se emocionaram durante a exibição de trechos do documentário. Para a pioneira Cecília Lazzari, ter a história registrada pelo museu é muito importante para as próximas gerações.

“Eu acho muito importante essa entrega para nós, pioneiros. Nossa história vai ficar registrada para os jovens, nossos netos, nossos bisnetos, eles que vão usufruir daquilo que nós deixamos. É uma honra muito grande para todos da comunidade, saber que as pessoas que aqui vierem visitar, saberão da nossa história”, conta a pioneira.

Leia Também:  Projeto de Olho no Óleo recebe 50 bombonas para coletas de óleo usado

O documentário completo estará disponível em breve, no acervo do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, que se prepara agora para a mudança de sede, que será na Casa de Pedra.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

C.E.I. Paulo Freire recebe melhorias com nova guarita e passarela

Publicados

em

A Administração Municipal entregou nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, obras de melhorias na área da educação. O Centro de Educação Infantil – C.E.I. Paulo Freire agora conta com guarita, passarela coberta e a revitalização do estacionamento da frente da escola.

“Nós estamos hoje concluindo o ano de 2023, com essa entrega tão esperada que é a guarita e também a passarela de acesso, com cobertura, para a comunidade escolar. Essa é uma obra esperada, devido à comodidade que vai dar, principalmente com relação ao período chuvoso”, acrescenta a secretária de educação, Elaine Lovatel.

A obra da guarita, passarela coberta e estacionamento totalizam 227 m² de área, com investimento de R$ 408.185,26. Já a cobertura metálica sobre o parque que conta com 160 metros teve investimento de R$ 298.608,99.

Para os estudantes, melhorou bastante o acesso a C.E.I., que está mais agradável, além de facilitar na chegada e saída. “Eu gostei muito, tem as nossas pinturas, estão lindas as flores que foram colocadas. Está muito lindo e não pega sol, nem chuva para gente”, explicou a aluna Laura Filhos de Moraes.

Leia Também:  Projeto de Olho no Óleo recebe 50 bombonas para coletas de óleo usado

Pais e comunidade escolar prestigiaram a cerimônia e comemoram a melhoria. “Hoje é um dia muito especial, a guarita vai trazer além de mais segurança, essa proteção ao receber os pais, as crianças, esse aconchego e tem ainda a passarela que estávamos ansiosos para ficar pronta. A gente agradece muito a gestão municipal por esse carinho, esse cuidado”, completa a gestora escolar, Edinéia Rocha Bezerra.

O prefeito Miguel Vaz destacou que os investimentos do poder público têm que ir ao encontro com as demandas da sociedade. Neste ano, a administração entregou algumas obras como o Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro, as Escolas Municipais Joice Martinelli Munhak e Marcelino Espindola Dutra, além de outras melhorias e reformas em unidades escolares. Também estão em construção a nova escola Érico Verríssimo e a CEI Irmã Dulce.

“Fazer aquilo que vai de encontro com as demandas de cada uma das escolas é muito importante, são obras que não são grandes, mas de extrema importância. Melhora muito a condição dos alunos, estamos muito realizados em entregar essa obra”, finalizou o prefeito Miguel Vaz.

Leia Também:  Cuidados com a dengue devem ser constantes, orienta Gestão Municipal

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA