CUIABÁ
Search
Close this search box.

LUCAS DO RIO VERDE

Alunas de Lucas do Rio Verde participam de torneio nacional de robótica, em Brasília

Publicados

LUCAS DO RIO VERDE


A Escola Municipal Vinícius de Moraes de Lucas do Rio Verde foi uma das 25 instituições públicas brasileiras e a única de Mato Grosso escolhida para participar de um torneio nacional de robótica.

O Projeto “Estrogênias: Meninas na Ciência” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e é composto por uma equipe denominada “Mega Gênias” com a participação de 10 alunas que foram desafiadas a participar da First Lego League (FLL), um dos maiores eventos de robótica do mundo em termos de protagonismo dos alunos.

Elas precisam realizar até 17 missões em um cenário simulado em um tapete com representação dos meios de transporte existentes (aéreo, marítimo, ferroviário e terrestre), bem como desenvolver um projeto de inovação relacionado a meios de transporte de carga.
As meninas representarão Lucas do Rio Verde em Brasília – DF nos dias 25 e 26 de março, onde acontecerá a Etapa Regional Centro-Oeste da FLL.

Coordenadas pela Professora Kátia Mundim, técnica da equipe juntamente com a professora Márcia Botim e o coordenador Rafael Juy, com apoio dos professores Nayane de Andrade e Facione Borges, além dos professores do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e o Núcleo de Robótica Educacional.

Leia Também:  Macron diz que guerra não vai afetar transição verde da UE

Para Marcelo Verardi, coordenador do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, está sendo uma ótima oportunidade para a cidade mostrar os talentos na área. “Este projeto vem ao encontro das ações do Centro, fortalecendo as ações desenvolvidas nas escolas da rede e dando mais visibilidade ao município. Outro ponto positivo é o retorno que este projeto dará à robótica, instigando mais alunos a participarem destes projetos e eventos relacionados”, explica.

Projeto “EstroGênias
Com apoio da Unesco e patrocínio da Disney, a Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação lançou o projeto visando incentivar meninas na educação STEM (Educação Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês).

O evento é alusivo ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro) e ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março), pela importância de se investir mais na educação em STEM para mulheres e meninas.

Alunas que participarão do torneio:

Ana Vitória da Silva Miranda 
Anahy Beatriz Cardeal Brilhante 
Emylli Kayrin da Silva Santos 
Isabelly Santos Barros 
Laryssa Meireles Marconi 
Ludimila da Silva Bezerra 
Rhebecka Gabrielly Palmeira da Silva 
Samyra Kethere Lima Spindola 
Vitória de Oliveira Rosa 
Lara Leite Nogueira 
 

Leia Também:  Inscrições de bandas para o Dia do Rock terminam hoje (14)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Publicados

em

O “Projeto Nós Podemos Nadar”, que nasceu em Lucas do Rio Verde há mais de 25 anos, mais uma vez se destaca no estado de Mato Grosso, como projeto social de ensino de natação. Além de formar cidadãos e retirar crianças e adolescentes das ruas, a iniciativa que forma campeões, ganhará uma academia de musculação, para auxiliar no fortalecimento e recuperação dos atletas.

O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (19), durante uma visita à piscina da Escola Municipal Vinicius de Morais, e contou com a participação de alunos e professores do projeto, do prefeito Miguel Vaz, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, representantes da Cooperativa Sicoob, do presidente da instituição Ivan Capra e membros da diretoria da cooperativa.

O espaço contará com mais de 120m², para que os alunos que frequentam o projeto possam complementar os treinos na piscina. Os estudantes poderão utilizar o espaço duas vezes por semana.

A contrapartida do município é o terreno para a execução da obra, garantida pelo aporte financeiro do Sicoob, que fará a doação de R$ 200 mil.

Leia Também:  Casos de dengue têm mais de 700 notificações em Lucas do Rio Verde

“Este é um projeto muito bem constituído e de muito sucesso, que já desenvolveu muitos talentos na natação, inclusive a nível nacional. É um orgulho para nós estarmos aqui e termos esse projeto no município de Lucas do Rio Verde. Então é um momento de comemoração anunciar mais este ganho para o ”Nós Podemos Nadar”, disse o prefeito, Miguel Vaz.

A proposta de construção da academia, que será anexo à piscina e a escola, é vista como um marco para o projeto, que atende 1.250 crianças e adolescentes. “O Nós Podemos Nadar está em festa, estamos aqui imensamente felizes por realizar este sonho, viabilizado pelo prefeito Miguel Vaz, juntamente com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, e o Sicoob. Essa academia irá proporcionar fortalecimento, evitar lesões, e vai poder preparar mais as nossas crianças para as competições de alto nível”, completou o coordenador Eltron Moreira.

A cooperativa Sicoob apoia o projeto há algum tempo e a diretoria da instituição bancária aproveitou para conhecer alguns atletas e histórias de sucesso de nadadores que participam de competições regionais e nacionais. “Uma cooperativa, quando ela tem consciência social, ela indiretamente, sem perceber, acaba patrocinando todos os tipos de ações. O cooperado contribui pelo fato de trazer a movimentação dele para a Cooperativa Sicoob, dando condições de podermos fazer esse tipo de doação”, acrescentou o presidente do Sicoob, Ivan Capra.

Leia Também:  Servidores públicos participam do Encontro de Laboratórios de Inovação, E-LAB 65/66

O projeto é consolidado em parceria com as escolas, proporcionando atividades no contra-turno escolar, envolvendo professores e gestores. “Nós, enquanto gestão municipal, ficamos muito feliz quando conseguimos concretizar importantes parcerias. Precisamos comemorar essa vitória que inicia na escola e hoje é proporcionada pela gestão pública e o Sicoob”, finalizou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA