DIAMANTINO
Diamantino realiza 11ª Conferência Municipal de Saúde e define propostas para fortalecer o SUS
DIAMANTINO
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 02 de junho a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil” no Centro de Formação Esportivo Mário Ferreira Mendes, no bairro Buriti. O encontro reuniu representantes da saúde e da comunidade para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública e ao planejamento das ações para os próximos quatro anos.
Realizada a cada quatro anos, a conferência é um importante espaço de participação popular, onde a comunidade tem a oportunidade de contribuir com sugestões e diretrizes que irão nortear as políticas públicas de saúde no município, além de subsidiar as discussões nas etapas estadual e nacional.
O prefeito, Chico Mendes, destacou a importância da conferência como instrumento de planejamento e participação social.
“Este é um encontro democrático que permite ouvir a população, avaliar o que foi realizado e planejar as próximas ações para melhorar cada vez mais a saúde do nosso município.”
Para a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, a conferência é uma ferramenta fundamental para o planejamento das ações do setor e para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
“As discussões realizadas durante a conferência ajudam a direcionar investimentos, qualificar os serviços e garantir que as necessidades da população sejam consideradas no planejamento da saúde do município.”
O palestrante, Eduardo Bonfim, falou sobre o tema central da conferência e sua relação com os debates realizados ao longo do evento.
“A palestra ajuda os participantes a entenderem melhor os temas que serão debatidos e a importância da participação de cada pessoa na construção de propostas que irão contribuir para a saúde do município nos próximos quatro anos.”
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacildo de Siqueira, explicou como funciona o processo de construção das propostas da conferência.
“Durante a conferência, os participantes foram divididos em quatro grupos, cada um responsável por debater um tema específico da saúde. Ao final dos trabalhos, foram definidas propostas e diretrizes que serão encaminhadas para a etapa estadual. Também elegemos os delegados que terão a missão de representar Diamantino e defender essas propostas nas próximas conferências.”
A servidora da saúde e representante das propostas escolhidas, Lucivânia Oliveira, compartilhou sua avaliação sobre as discussões promovidas ao longo do evento.
“Foi um momento muito rico, porque pudemos discutir os desafios da saúde pública e pensar em soluções para fortalecer o SUS e oferecer serviços cada vez mais eficientes para a nossa comunidade.”
Estiveram presente, o presidente da Câmara Municipal, Ranielli Lima, os vereadores Edes Béia e Edson da Silva, a secretária de Fazenda, Solange Maria, a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Baierle, e a secretária de Gabinete, Marinêze Meira, que acompanharam as discussões e atividades realizadas durante a conferência.
Ao final do evento, foram consolidadas as propostas e diretrizes construídas pelos grupos de trabalho, que serão encaminhadas para as próximas etapas do processo conferencial. Confira abaixo as propostas e diretrizes aprovadas durante a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Diamantino.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.
O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.
São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.
Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.
“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”
O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPortaria da Sejus regulamenta regras e reforça nova legislação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWilson Santos visita Terminal de Dom Aquino e destaca a importância da expansão ferroviária em MT
-
FAMOSOS7 dias atrásAry Mirelle curte domingo em família e encanta ao mostrar momento com os filhos
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT homenageia CACs e atiradores esportivos em sessão especial

