Search
Close this search box.

DIAMANTINO

Diamantino realiza 11ª Conferência Municipal de Saúde e define propostas para fortalecer o SUS

Publicados

DIAMANTINO

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 02 de junho a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil” no Centro de Formação Esportivo Mário Ferreira Mendes, no bairro Buriti. O encontro reuniu representantes da saúde e da comunidade para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública e ao planejamento das ações para os próximos quatro anos.

Realizada a cada quatro anos, a conferência é um importante espaço de participação popular, onde a comunidade tem a oportunidade de contribuir com sugestões e diretrizes que irão nortear as políticas públicas de saúde no município, além de subsidiar as discussões nas etapas estadual e nacional.

O prefeito, Chico Mendes, destacou a importância da conferência como instrumento de planejamento e participação social.

“Este é um encontro democrático que permite ouvir a população, avaliar o que foi realizado e planejar as próximas ações para melhorar cada vez mais a saúde do nosso município.”

Para a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, a conferência é uma ferramenta fundamental para o planejamento das ações do setor e para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

Leia Também:  Governador de Mato Grosso e Prefeito Chico Mendes inauguram 23,7 km de asfalto na MT-240 ligando Diamantino a Nova Mutum

“As discussões realizadas durante a conferência ajudam a direcionar investimentos, qualificar os serviços e garantir que as necessidades da população sejam consideradas no planejamento da saúde do município.”

O palestrante, Eduardo Bonfim, falou sobre o tema central da conferência e sua relação com os debates realizados ao longo do evento.

“A palestra ajuda os participantes a entenderem melhor os temas que serão debatidos e a importância da participação de cada pessoa na construção de propostas que irão contribuir para a saúde do município nos próximos quatro anos.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacildo de Siqueira, explicou como funciona o processo de construção das propostas da conferência.

“Durante a conferência, os participantes foram divididos em quatro grupos, cada um responsável por debater um tema específico da saúde. Ao final dos trabalhos, foram definidas propostas e diretrizes que serão encaminhadas para a etapa estadual. Também elegemos os delegados que terão a missão de representar Diamantino e defender essas propostas nas próximas conferências.”

A servidora da saúde e representante das propostas escolhidas, Lucivânia Oliveira, compartilhou sua avaliação sobre as discussões promovidas ao longo do evento.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino prorroga prazo para pagamento de taxas de Alvará de Funcionamento e Vigilância Sanitária

“Foi um momento muito rico, porque pudemos discutir os desafios da saúde pública e pensar em soluções para fortalecer o SUS e oferecer serviços cada vez mais eficientes para a nossa comunidade.”

Estiveram presente, o presidente da Câmara Municipal, Ranielli Lima, os vereadores Edes Béia e Edson da Silva, a secretária de Fazenda, Solange Maria, a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Baierle, e a secretária de Gabinete, Marinêze Meira, que acompanharam as discussões e atividades realizadas durante a conferência.

Ao final do evento, foram consolidadas as propostas e diretrizes construídas pelos grupos de trabalho, que serão encaminhadas para as próximas etapas do processo conferencial. Confira abaixo as propostas e diretrizes aprovadas durante a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Diamantino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.

O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.

São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.

Leia Também:  Governador de Mato Grosso e Prefeito Chico Mendes inauguram 23,7 km de asfalto na MT-240 ligando Diamantino a Nova Mutum

Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.

“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”

O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.

Leia Também:  Secretaria de Agricultura realiza mais de 190 atendimentos na zona rural

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA