CUIABÁ
Vereador Vidal defende implementação do ensino de proteção aos animais
CUIABÁ
12/04/2024
Vereador Vidal defende implementação do ensino de proteção aos animais
Defensor dos animais desde os 12 anos, o vereador Sargento Vidal (MDB) argumentou, na sessão desta quinta-feira (11.04), que as crianças devem aprender nas escolas o direito dos animais e o que fazer para protegê-los. Para isso, apresentou o projeto de lei 42/2024, no dia 12 de março, para que o tema possa ser disseminado nas unidades da rede municipal de ensino, como estratégia para o fortalecimento dos conceitos norteadores quanto à relação com o meio ambiente, fauna, flora e biodiversidade. 
Ele também argumentou que a única solução para acabar com animais nas ruas da cidade é a castração. 
“Quando eu castro uma gata, eu estou tirando 440 filhotes das ruas. Em um ano, uma gata que dá cria a oito filhotinhos em janeiro, chega a 440 em dezembro. Acabei de ultrapassar a marca de 2.500 castrações gratuitas com meu salário de vereador. Eu quis ir além na causa animal e evitar os maus tratos animais, que ocorrem nas casas”, disse Vidal.
Para o vereador, quando uma criança vê o pai acorrentando, maltratando ou não cuidando de um animalzinho, ela cresce achando que aquilo é correto e acaba reproduzindo o mesmo comportamento mais tarde. 
“Eu apresentei nessa casa um projeto de lei que coloca na grade curricular infantil a causa animal. Já está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e eu até peço ao pessoal da CCJ, que esteja me ouvindo, que acelerem esse projeto para nós, pois é de imensa necessidade na causa animal. É muito importante que as crianças aprendam como tratar os animais”.  
Conforme Vidal, ele já realizou mais de 300 palestras para crianças e após conscientizá-las, recebe o feedback dos pais, dizendo que o filho chamou a atenção sobre como se deve tratar um animalzinho. 
“Em cada 10 casas de Cuiabá, em pelo menos 7 as pessoas criam um pet, ou seja, em 70% dos casos. Porém, nem todos têm aquele carinho, aquele cuidado necessário. Por isso, precisamos dessa lei e começar a trabalhar junto às crianças”.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
COMENTE ABAIXO:


CUIABÁ
Primeiro piloto profissional do Brasil diagnosticado com TEA faz relato emocionante na Câmara de Cuiabá

Ana Cláudia Fortes | Assessoria da vereadora Maysa Leão
Nesta terça-feira (21), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) recebeu na Câmara Municipal de Cuiabá o jovem Dimy Kalinowski, o primeiro piloto autista da categoria profissional de kart , federado do Brasil e vice-campeão do Mato-Grossense de Kart F4 2023. Ele tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2 de suporte e, ao lado da mãe, Branca Fernandes, fez um relato que emocionou todos os presentes no plenário.
Durante a fala, Dimy compartilhou sua trajetória e as barreiras que enfrentou até chegar às pistas, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das habilidades das pessoas com autismo. “Ser humano é viver em sociedade. Ninguém faz tudo sozinho e o autista é humano como qualquer outro, apenas com um pouco mais de dificuldade de se socializar. Eu mesmo preciso que me chamem atenção quando não sigo alguma norma, e isso é normal para nós, autistas. Apesar disso, muitos têm habilidades especiais que acabam não sendo vistas, justamente pela dificuldade de interação. Eu aparentava ser alguém que não conseguiria nada, ouvi muito que eu não iria vencer, mas eu tentei e consegui. O mais importante é que o autista tenha a oportunidade de tentar e mostrar suas habilidades”, disse Dimy.
Emocionada, sua mãe, Branca Fernandes, fez um relato que causou grande comoção no plenário. “Na cabeça de toda mãe de autista, a grande preocupação é: e quando eu morrer, quem vai cuidar do meu filho? Essa dúvida é diária, é 24 horas. O isolamento é muito grande porque muitas vezes somos só nós e nossos filhos. Eu vim hoje a esta Casa de Leis pedir para que não desamparem nossos filhos, que enxerguem o potencial deles e que nos deem a chance de ver suas realizações enquanto ainda estamos aqui”, desabafou Branca, recebendo aplausos e lágrimas dos presentes.
A vereadora Maysa Leão destacou a importância simbólica da presença de Dimy e Branca na Câmara e reforçou o papel do poder público na construção de políticas inclusivas. “Nós estamos recebendo o Dimy e a Branca, mãe dele. Dimy é o primeiro piloto autista federado nas corridas de kart do Brasil. E, como ele mesmo diz, quando entra no carro, não é um autista correndo, é o piloto Dimy. Mas é essencial que o símbolo do autismo esteja no capacete e na roupa, para que a sociedade entenda que o problema não é o autista não estar nos espaços, é a falta de inclusão. Eles têm habilidades, só precisam de oportunidades. Dimy é um testemunho vivo de superação e inspiração”, afirmou.
Maysa, que também é mãe atípica, se emocionou com o depoimento e lembrou a realidade de milhares de mães que enfrentam sozinhas os desafios da inclusão. “Eu me emocionei porque sinto o que a Branca sente, mas tenho uma rede de apoio. Porém, 70% são mães-solo, cuidam de autistas de suporte 1,2,3; de pessoas com deficiências múltiplas e vivem a solidão como maior companhia. Pensam todos os dias: se eu morrer, o que será do meu filho? Precisamos construir políticas públicas para essa realidade”, destacou.
A vereadora também apontou a urgência de aprimorar as ações voltadas à jornada do autista, desde o diagnóstico precoce até o acesso ao mercado de trabalho. “Muitos autistas ainda têm diagnóstico tardio, e isso causa sofrimento e atraso no desenvolvimento. Cuiabá precisa garantir ambulatórios especializados para adolescentes e adultos, terapias adequadas à idade e espaços que estimulem o aprendizado e a empregabilidade. Hoje, infelizmente, Cuiabá está de costas para o autismo e as pessoas com deficiências múltiplas. Se o poder público não investir agora, no futuro enfrentaremos uma grande demanda por residências assistidas, que custam caro e exigem diversos profissionais. É questão de humanidade, mas também de responsabilidade com o futuro”, concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
COMENTE ABAIXO:
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Audiência requerida por Lúdio Cabral convoca secretário de Infraestrutura para tratar das obras do BRT
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Chico Guarnieri dá voz à região Sul e cobra melhorias da Energisa em audiência pública realizada pela ALMT
-
POLÍCIA3 dias atrás
Governo de MT assina ordem de serviço para novas instalações de três delegacias no prédio do antigo Cridac
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
ALMT e Senado Federal realizam audiência conjunta nesta segunda-feira (20) em Cuiabá
-
POLÍCIA7 dias atrás
Homem é preso em flagrante por agredir companheira a pauladas em Água Boa
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em Ponte Branca
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Carne suína retoma competitividade frente ao frango
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Festa do Café destaca o protagonismo de Poços de Caldas