CUIABÁ

CUIABÁ

Semob promove palestra no Hospital Municipal de Cuiabá sobre educação no trânsito

Publicados

CUIABÁ

Colaboradores do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC, participaram na sexta-feira (20), no auditório da unidade, de uma palestra educativa sobre o trânsito, realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em alusão a campanha Maio Amarelo ‘Juntos Salvamos Vidas’. O intuito é conscientizar as pessoas sobre segurança no trânsito.

Os principais assuntos abordados pelos agentes municipais de trânsito e transporte da Semob foram à direção defensiva, estacionamento irregular e as principais infrações de trânsito, que compreendem excesso de velocidade, uso de celular ao volante e bebida na direção. Ao final da palestra, os agentes abriram para perguntas do público.

Segundo o diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o Hospital Municipal São Benedito e HMC, a direção das unidades hospitalares solicitou a participação dos agentes de trânsito como forma de apoiar a campanha e direcionar os colaboradores para uma maior amplitude sobre as leis de trânsito.

Leia Também:  Confira o passo a passo do agendamento para os locais de testagem Covid-19

“Todas as pessoas estão sujeitas a qualquer tipo de acidente, por isso é importante conscientizar os colaboradores para a prática de direção defensiva e correção de infrações. Hoje, no HMC, um dos principais problemas de infração de trânsito é de pessoas, que estacionam os veículos de maneira irregular”, destacou Rós.

Segundo os agentes de trânsito Luciana Melo e Jucelino Júnior, as maiores dúvidas abordadas pelo público na palestra foi sobre o estacionamento irregular. “Um dos problemas apontados foi à ocupação de duas vagas ao estacionar apenas um veículo. Além da falta de respeito com o outro motorista, o infrator está em desacordo com o código de trânsito”, explicaram.

Os agentes de trânsito orientaram também sobre as vagas especiais para pessoa com deficiência ou pessoa idosa, “para utilizar essas vagas é necessário fazer o cartão, é gratuito, e pode ser feito na Semob”, informaram.

Para a colaboradora do HMC, do setor de recepção, Mariclei Metelo, a palestra foi muito válida. “Nós que trabalhamos na porta de entrada do hospital, vemos muitos erros das pessoas ao estacionarem. Com as informações, que recebemos na palestra, vamos repassar todas essas orientações para as pessoas, para que respeitem as vagas destinadas a cadeirantes e idosos”, observou.

Leia Também:  Policiais da Derf Cuiabá participam de nivelamento operacional ministrado pela GOE

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, destaca que as ações de conscientização do trânsito são contínuas, e não pontuais.  “Realizamos o trabalho de educação continuada o ano todo, mas durante o mês maio amarelo chamamos ainda mais à atenção da sociedade, para refletir sobre as atitudes no trânsito, para que as pessoas revejam suas atitudes na direção”, ressaltou. 

Durante todo o mês maio amarelo a Semob promove palestras educativas em vários órgãos públicos e empresas privadas, panfletagem, ‘motorista da rodada’ e outras ações.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Limpurb atua em várias frentes de trabalho e prepara entrega de novas praças para os próximos meses

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá segue atuando de forma intensa para garantir à população o acesso facilitado a áreas de lazer. Esse planejamento é executado por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e, neste momento, encontra-se com seis frentes de trabalho simultâneas em andamento em diferentes regiões da cidade.

Atualmente, as obras de construção de novas praças estão concentradas nos bairros Voluntários da Pátria (região do Pedra 90), Jardim Araçá, Dom Aquino (Av. Carmindo de Campos), Jardim Califórnia, e Jardim Passaredo. A previsão é de que todos esses trabalhos sejam concluídos nos próximos meses.

“Uma das marcas da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é esse trabalho de democratização, levando essas estruturas para bairros mais afastados da região central. Ao fazer isso, conseguimos garantir que a qualidade de vida e saúde que esses locais oferecem estejam cada vez mais perto daqueles que mais precisam”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Leia Também:  Confira o passo a passo do agendamento para os locais de testagem Covid-19

Conforme o cronograma montado pelo setor de zeladoria da Limpurb, três estruturas estão com as obras mais adiantadas e devem ser entregues aos moradores de suas respectivas comunidades já no mês de julho. São elas: as praças do Voluntários da Pátria, Jardim Araçá, e Dom Aquino.

Para o Jardim Califórnia, a estimativa é que as inaugurações ocorram em agosto, já que o bairro será contemplado com dois espaços de lazer. No caso do Jardim Passaredo, o trabalho ainda está em fase inicial e, por conta disso, a Limpurb pretende finalizar a construção da praça ao longo do segundo semestre deste ano.

Os projetos são elaborados pela própria Limpurb e garantem uma estrutura básica composta por academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, iluminação de LED, bancos, lixeiras e jardinagem. Em áreas maiores, o prefeito Emanuel Pinheiro determina ainda a construção de outros equipamentos como ParCão, campo de futebol, quadra de areia ou quadra poliesportiva.

“É um trabalho que acontece de forma planejada, para que o equipamento entregue à população tenha qualidade. Então, buscamos estabelecer prazos, que é importante, mas o nosso foco está voltado para a execução de uma obra que esteja de acordo com a característica de cada área e que atenda de forma eficiente as necessidades dos moradores”, pontua o adjunto de Zeladoria, João Hauer.

Leia Também:  Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA