CUIABÁ

CUIABÁ

Secretaria de Saúde adere ao movimento “Julho das Pretas” e convida mulheres para realização de exames preventivos

Publicados

CUIABÁ

Programa Municipal de Saúde Integral da PopulaçÃ

Clique para ampliar

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana, Caribenha e da Diáspora, comemorado em 25 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, por meio da Área Técnica de Saúde da População Negra está realizando o “Julho das Pretas”, onde convida as mulheres, em especial mulheres negras, para realização dos exames preventivos de câncer do colo do útero e de rastreio de câncer de mama.

De acordo com a responsável técnica da Saúde da População Negra da SMS, Nara Nascimento, em relação à saúde, as mulheres negras possuem as piores taxas de morbidade e mortalidade, se comparadas às mulheres brancas. “Especificamente em relação ao câncer de mama as mulheres negras correm 2 vezes mais risco de morrer por essa patologia do que as mulheres brancas, já em relação ao câncer de útero o risco dobra, sendo 4 vezes maior”, revelou.

Nara comentou que é necessário entender a realidade das mulheres negras oprimidas pelo racismo, machismo e muitas também pela pobreza. “Em Cuiabá 64,16% das mulheres são negras, sendo que destas a maioria 84,61% se declarou parda. Cerca de 18% estão na adolescência, 68% na idade fértil e 8% são idosas, 57% das que são chefes de família recebem menos de um salário mínimo e apenas 2,5% recebem de 5 a 10 salários”, ressaltou a RT.

Leia Também:  Varíola do macaco: Ministério da Saúde confirma oitavo caso no Brasil

“Decidimos aderir ao movimento nacional “Julho das Pretas” como forma de conscientização acerca da luta das mulheres negras em todas as esferas da sociedade. Como somos da Secretaria de Saúde, resolvemos promover essa intensificação dos exames preventivos. Cuidar do corpo, é uma forma de agradecer a vida, por isso a importância de manter seus exames em dia”, finalizou Nara.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Emanuel Pinheiro lamenta falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro externa o seu lamento pela morte do prefeito do município de Pedra Preta, Nelson Orlato, aos 74 anos. O falecimento foi confirmado na tarde deste domingo (14), por conta de um câncer no pâncreas que enfrentava há cerca de um ano.  

Natural da cidade de Osvaldo Cruz, situada no interior de São Paulo, ele transformou-se em uma figura importantíssima para Pedra Preta, onde morava desde 1974 e possui grande colaboração no desenvolvimento do município como empreendedor no campo de cereais. 

“Com toda certeza, sua partida causa dor e tristeza. Mas, a imagem que fica é a de uma pessoa brilhante, visionária e, principalmente, amorosa com todos aqueles que estavam ao seu redor. Tive a honra de vivenciar tudo isso pessoalmente quando trabalhamos juntos com o então deputado federal Jonas Pinheiro. Nelson foi mais um amigo que a política me deu e que levo para sempre em meu coração”, lembra Emanuel. 

Leia Também:  ATUALIZADA: Secretaria de Saúde alerta para prevenção contra raiva humana após morte de cachorro; dono do animal precisa comparecer ao HMC com urgência

Nelson estava no seu terceiro mandato como prefeito de Pedra Preta e, mesmo lutando contra a doença, continuava cumprindo expediente na Prefeitura. Nessa gestão, ele tinha como principal projeto a criação do primeiro distrito industrial do município. 

Nelson deixa a esposa Míriam Santana Orlato, e três filhos: Rivaldo Torres Orlato, Tatiani Santana Orlato e Viviane Santana Orlato. O velório do corpo de Orlato será na Câmara de Vereadores de Pedra Preta, onde também ocupou uma cadeira e teve a honra de presidir a Casa por dois anos. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA