CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega na próxima segunda (02) a UBS Sucuri, totalmente reformada e ampliada

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá entrega na próxima segunda-feira (02), às 18h30, a reforma e ampliação da USF Sucuri – Nelson Bondespacho Nunes (Seu Galego). Totalmente revitalizada, a unidade passa a contar com duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal. Com funcionamento em horário estendido, das 7h às 19h, a USF garante mais acesso e qualidade no atendimento à população da região Oeste.

A unidade agora conta com três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala de triagem, um consultório odontológico, uma sala de vacinação e uma farmácia, tudo preparado para atender às demandas de saúde da comunidade. A reforma incluiu uma completa modernização, com destaque para a instalação de sistema de iluminação em LED e a renovação de toda a parte elétrica.

A USF Sucuri atenderá aproximadamente 6.300 pessoas, abrangendo os bairros Núcleo Habitacional Sucuri, Sucuri, Loteamento Sucuri, Grilo, Tarumã, São João, Porto Bandeira e as áreas residenciais próximas aos córregos José Broac, Pinheira e Distrito da Guia.

A entrega da unidade contará com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro, do secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira e do secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Santana.

Leia Também:  Secretaria de Meio Ambiente promove em agosto o 'Mês de Proteção ao Bem-Estar Animal em Cuiabá' 

Serviço:

O que: Entrega da reforma e ampliação da USF Sucuri

Quando: Segunda-feira (02), às 18h30

Onde: Rua Misael Rocha, S/N, estrada velha da Guia – KM 09, Distrito do Sucuri

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

CUIABÁ

Conselheiros do TCE reconhecem frustração orçamentária e reforçam necessidade de cofinanciamento para a Saúde em Cuiabá

Publicados

em

Por

A análise do recurso apresentado pela Prefeitura de Cuiabá, referente ao exercício financeiro de 2022, trouxe à tona questões cruciais sobre o financiamento da saúde pública e a responsabilidade compartilhada entre os entes federados. O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) avaliou o recurso na tarde da última terça-feira (3), com cinco conselheiros emitindo parecer favorável à administração municipal da capital e reconhecendo a grave frustração orçamentária enfrentada.
Durante a sessão, o conselheiro Guilherme Maluf destacou a importância de uma recomendação oficial da Corte dirigida ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde, salientando a defasagem histórica da Programação Pactuada e Integrada (PPI), que impacta negativamente os municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

“São mais de dez anos de atraso nessa PPI. Enquanto o Estado não atualiza esses valores, a capital e Várzea Grande, que recebem a maior demanda de pacientes, acabam sobrecarregadas”, pontuou Maluf.
Além disso, o conselheiro apontou que o município enfrenta dificuldades para credenciar novos serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que impede o recebimento de receitas proporcionais ao aumento da demanda, especialmente após a abertura do novo pronto-socorro. O Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho, considerado o maior e mais moderno hospital de Mato Grosso, foi entregue pela gestão Emanuel Pinheiro e atende a mais de 40% da população do interior, segundo estudo apresentado ainda durante a sessão.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá encerra mês do idoso com baile animado no CCI Padre Firmo

Outro problema mencionado pelo conselheiro foi a inadequação na regulação da alta complexidade, que onerou o município de forma desproporcional. A comparação com outras capitais, como Campo Grande, evidenciou a disparidade no financiamento per capita, acentuando o subfinanciamento que penaliza principalmente Cuiabá, a maior receptora de pacientes no estado.

“A decisão do TCE-MT reforça a urgência de uma ação coordenada entre os governos municipal, estadual e federal para corrigir as falhas no financiamento da saúde, garantindo maior equilíbrio, justiça e eficiência no atendimento às demandas crescentes da população”, destacou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA