Search
Close this search box.

CUIABÁ

Mutirão de limpeza atende nove pontos da cidade neste final de semana

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá promove, neste final de semana, um grande mutirão de limpeza, atendendo simultaneamente nove pontos estratégicos da capital. A ação visa reforçar a manutenção dos serviços essenciais e garantir mais qualidade de vida à população.

Os trabalhos começam neste sábado (25) e contemplam as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Dante de Oliveira (Trabalhadores), a praça de lazer do Jardim Shangri-La, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jockey Club e do Cidade Verde, o Mercado do Porto, as rotatórias do Tijucal e do Parque Rodoviária, além do Córrego do Consil.

Durante o mutirão, estão sendo realizados serviços como varrição, capinagem, poda, roçagem em calçadas e canteiros, pintura de meio-fio e manutenção do sistema de iluminação pública. Além disso, equipes estão atuando na eliminação de bolsões de lixo e na retirada de materiais que acumulam água parada, como pneus, plásticos e latas, contribuindo diretamente para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Conforme o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a iniciativa demonstra o comprometimento da gestão municipal com a limpeza urbana e a preservação ambiental. “Essas ações são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar da população. Além disso, reforçamos a conscientização da comunidade sobre a importância de descartar resíduos corretamente, contribuindo para uma Cuiabá mais limpa e organizada”, destacou.

Leia Também:  Prefeito garante apoio a tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

O mutirão conta com o apoio de caminhões cata-treco, utilizados para recolher e destinar adequadamente os resíduos descartados pelos moradores. Contudo, a Prefeitura lembra que a ação não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, como galhos e troncos, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem produtos destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.

Ao todo, 90 profissionais estão mobilizados para a execução dos serviços, que tiveram início às 7h e continuarão até as 16h.

#PraCegoVer

A imagem mostra trabalhadores uniformizados realizando serviços de limpeza e manutenção no Parque da Família, localizado no bairro Terra Nova, em Cuiabá. Eles utilizam equipamentos como roçadeiras e rastelos para aparar a grama e recolher resíduos. Há árvores ao fundo que proporcionam sombra, e no chão estão dispostos lixeiras de cor verde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

CUIABÁ

Comissão da Câmara apresenta equipe gestora da Procuradoria Especial da Mulher

Publicados

em

Por

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
As expectativas estão grandes para a inauguração da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Câmara Municipal de Cuiabá. Na manhã desta segunda-feira (10), a Comissão dos Direitos da Mulher se reuniu e apresentou à população os membros da futura procuradoria da Casa de Leis. 
A Procuradoria Especial da Mulher será composta pela procuradora, vereadora Maria Avalone (PSDB); pela primeira-adjunta, vereadora Maysa Leão (Republicanos); pela segunda-adjunjta, vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e pelo subprocurador,  procurador geral Eustáquio Neto. Além desses, uma equipe com membro jurídico, assistente social e psicóloga. 
Durante a apresentação, a presidente da comissão, vereadora Maria Avalone, destacou a importância da criação da PEM, que será oficialmente inaugurada em março de 2026, mês dedicada às mulheres. Para a parlamentar, o novo órgão será, sobretudo, um espaço de acolhimento e encaminhamento de casos de violência contra a mulher.
“É muito importante ter uma Procuradoria Especial instalada e já em funcionamento. É mais uma defesa, mais um mecanismo que temos para enfrentar essa violência que está aí. Aqui na Câmara, vamos poder acolher essas mulheres e encaminhar todos os casos, trabalhando junto com as demais instituições para mudar esse quadro”, afirmou Avalone.
A vereadora explicou que a equipe já iniciou os preparativos e que o espaço está sendo estruturado para garantir um atendimento eficiente e humanizado. “Nós já estamos trabalhando, mas agora estamos organizando o espaço para que no dia 8 de março possamos fazer a instalação e a inauguração oficial”, completou.
O procurador geral do legislativo e subprocurador da PEM, Eustáquio Neto, disse que sua função principal será fazer a interligação entre a Procuradoria e as instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, além de ONGs e entidades da sociedade civil.
“É uma alegria e uma honra poder fazer parte desse time. Como subprocurador, meu papel será coordenar essas ações jurídicas e auxiliar em tudo que for necessário para fortalecer o trabalho da Procuradoria. A Câmara é a casa da democracia, um espaço em que as pessoas se sentem próximas e representadas. Com a criação da Procuradoria Especial da Mulher, a Câmara dá um passo muito importante. Tenho certeza de que muitas mulheres serão poupadas e que, por meio da educação e das ações desenvolvidas, conseguiremos vencer esse mal que é a violência”, afirmou Neto.
A advogada Mariana Gusmão, que integra a equipe jurídica da PEM, explicou como será feito o atendimento e o acolhimento jurídico às mulheres que procurarem o órgão. Ela esclarece que o serviço vai funcionar como uma triagem inicial, identificando o tipo de violência ou necessidade enfrentada por cada mulher.
“Sempre que elas procurarem atendimento pelos nossos canais, será feita uma triagem por mim. Vou avaliar se se trata de um caso de violência patrimonial, psicológica ou física, se há uma emergência que exija acionar a polícia, ou se é uma questão de pensão, moradia ou auxílio aos filhos. Nós não representamos juridicamente a mulher vítima de violência, mas damos todo o suporte e encaminhamento necessário à Defensoria Pública, além de ajudar na redação de relatos, já que muitas vezes elas não conseguem verbalizar o que estão passando”, explicou.
Ela destacou ainda que a violência patrimonial e financeira é hoje reconhecida como uma forma grave de agressão e que a orientação jurídica é essencial para libertar mulheres de situações de dependência e controle. 
A equipe da Procuradoria Especial também irá contar com a assistência social de Márcia Ferreira da Paz, que explicou que o seu trabalho será voltado ao acolhimento e encaminhamento das mulheres que buscarem apoio no órgão. 
“Eu vou atuar na parte social, auxiliando e orientando as mulheres que chegarem até nós. O nosso papel é ter esse olhar sensível para entender qual a necessidade de cada uma, se é uma questão jurídica, de saúde ou familiar. Após isso, faremos o encaminhamento correto, sempre com acolhimento e acompanhamento, junto com toda a equipe da Procuradoria”, pontuou.
Outro suporte oferecido será o acompanhamento psicológico a mulheres que estejam em vulnerabilidade social. A psicóloga Adriana Ferraz apontou a importância do acolhimento psicossocial oferecido pela PEM. 
“O trabalho na área da psicologia é amparar e acolher essa mulher no quesito da saúde mental, fazendo com que ela entenda que pode e deve sair desse lugar de vítima. Com a criação da Procuradoria Especial, teremos um espaço físico para acolher e trabalhar psicologicamente essas mulheres, ajudando-as a se enxergarem como pessoas ativas, com valor e pertencimento na sociedade. Nosso papel é plantar essa semente, mostrando que elas podem conquistar o seu espaço e reconstruir suas vidas”, finalizou.
O encontro ainda contou a presença da vereadora e vice-presidente Baixinha Giraldelli (Solidariedade); o vereador e membro titular, Wilson Kero Kero (PMB); as representantes dos gabinetes das vereadoras Maysa Leão e Michelly Alencar; a secretária de Apoio à Cultura Rayana Arnuti; a coordenadora da Sala da Mulher, Maíra Scardelai e a secretária de Tecnologia e Informação, Hellen Medina.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Praça Alencastro será palco da 4ª edição da Feira da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (3)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA