CUIABÁ
Estudantes da rede pública municipal de Educação são premiados pelo Projeto MPT na Escola
CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima quinta-feira (7), às 14h, on-line, a solenidade de entrega da premiação do Projeto MPT na Escola. O Projeto é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e atende 2 mil estudantes do 4º ao 7º Ano, do Ensino Fundamental e suas famílias, além de 84 professores, com apoio de gestores escolares, de 10 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.
A edição 2022 do MPT na Escola teve início em janeiro, com os primeiros contatos com o Ministério Público, reuniões, assinatura dos termos de adesão e elaboração do Plano Municipal. A partir de março, após o lançamento oficial do Projeto, foram iniciadas as ações, que envolveram formações para os profissionais e compartilhamento de material pedagógico disponibilizado como suporte ao planejamento dos professores em sala de aula.
O coordenador municipal do MPT na Escola, assessor pedagógico da Coordenadoria Técnica de Ensino, professor Edmilson Marques de Moraes acompanhou as ações nas unidades participantes e explicou que a premiação marca o encerramento da etapa municipal do Projeto. “Foram selecionados os melhores trabalhos nas quatro modalidades, sobre os temas relacionados à aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil. A premiação, valoriza a narrativa dos estudantes e o protagonismo infanto-juvenil, além de estimular a participação da família no compartilhamento dessas experiências. Todos devem se considerar premiados pelas ações realizadas em 2022 durante a execução do projeto”, destacou o coordenador municipal, Edmilson Marques de Moraes. Além da premiação para os três primeiros lugares de cada categoria, todos participantes irão receber certificados.
Após a premiação da etapa municipal e entrega de relatórios e certificados, a etapa municipal se encerra em novembro.
Premiação
Serão premiados os três primeiros lugares de cada uma das categorias – Poesia, Conto, Desenho e Música e, conforme o regulamento, os primeiros lugares de cada uma das categorias estarão participando da etapa estadual do Projeto.
A premiação é dividida em dois grupos: o primeiro grupo para estudantes dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental (meninice e puberdade), com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, para estudantes dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental (puberdade e adolescência), sobre a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.
Programação
O evento de premiação contará com palestra sobre o tema “A Escola Cuiabana no Combate ao Trabalho Infantil e do Adolescente”, com a Prof.ª Ms. Zileide Lucinda dos Santos.
Projeto
O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas.
O objetivo é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.
SERVIÇO:
Premiação do Projeto MPT na Escola – Etapa Municipal
Dia: quinta-feira (7)
Hora: 14 h
Transmissão: ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT


CUIABÁ
Emanuel Pinheiro lamenta falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato

O prefeito Emanuel Pinheiro externa o seu lamento pela morte do prefeito do município de Pedra Preta, Nelson Orlato, aos 74 anos. O falecimento foi confirmado na tarde deste domingo (14), por conta de um câncer no pâncreas que enfrentava há cerca de um ano.
Natural da cidade de Osvaldo Cruz, situada no interior de São Paulo, ele transformou-se em uma figura importantíssima para Pedra Preta, onde morava desde 1974 e possui grande colaboração no desenvolvimento do município como empreendedor no campo de cereais.
“Com toda certeza, sua partida causa dor e tristeza. Mas, a imagem que fica é a de uma pessoa brilhante, visionária e, principalmente, amorosa com todos aqueles que estavam ao seu redor. Tive a honra de vivenciar tudo isso pessoalmente quando trabalhamos juntos com o então deputado federal Jonas Pinheiro. Nelson foi mais um amigo que a política me deu e que levo para sempre em meu coração”, lembra Emanuel.
Nelson estava no seu terceiro mandato como prefeito de Pedra Preta e, mesmo lutando contra a doença, continuava cumprindo expediente na Prefeitura. Nessa gestão, ele tinha como principal projeto a criação do primeiro distrito industrial do município.
Nelson deixa a esposa Míriam Santana Orlato, e três filhos: Rivaldo Torres Orlato, Tatiani Santana Orlato e Viviane Santana Orlato. O velório do corpo de Orlato será na Câmara de Vereadores de Pedra Preta, onde também ocupou uma cadeira e teve a honra de presidir a Casa por dois anos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
OAB6 dias atrás
OAB Nacional publica manifesto à nação em defesa da democracia
-
MP MT4 dias atrás
CSMP divulga lista de inscritos em edital de remoção
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
EXPORT/CEPEA: Faturamento com exportações do agro é recorde no 1º semestre
-
GERAL5 dias atrás
Ônibus urbano perdeu 10,8 milhões de passageiros em 2021
-
CARROS E MOTOS3 dias atrás
Testamos a gama de eletrificados da Toyota. E até carro a hidrogênio
-
BRASIL4 dias atrás
Defesa da democracia: atos na USP terão segurança reforçada
-
POLÍCIA4 dias atrás
Maconha é apreendida na BR 364 em Rondonópolis
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
CAFÉ/CEPEA: Colheita do arábica está perto do final