CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Concurso da Controladoria Geral do Município de Cuiabá acontece neste domingo

Publicados

CUIABÁ

Neste domingo (12) é realizado o concurso da Controladoria Geral do Município (CGM) de Cuiabá para provimento de 5 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. O certame visa estruturar a carreira de auditoria pública, sendo aguardado há cerca de 10 anos pelos auditores internos que integram a CGM. As provas acontecerão nos períodos da manhã e tarde.

O auditor público é um agente essencial, responsável por fiscalizar a aplicação de recursos, promover o controle interno, além de garantir a transparência e a legalidade administrativa da gestão municipal, assessorando o prefeito sempre que for solicitado.

Atualmente, a Controladoria do município de Cuiabá conta com 9 auditores e chegará aos 14 com os cinco que deverão ocupar os cargos após a homologação final do concurso. Das 5 vagas, três são destinadas aos candidatos de ampla concorrência, uma para negros e indígenas e um para Pessoas Com Deficiência (PCD). Outras 15 vagas são para cadastro de reserva.

“A Controladoria-Geral do Município é o órgão responsável pela fiscalização dos recursos públicos, garantindo a probidade administrativa e a legalidade dos atos administrativos. Além disso, a CGM apoia os órgãos de controle externo, como os Tribunais de Contas e o Ministério Público. Ao longo dos anos, muitos auditores deixaram o cargo devido à aprovação em outros concursos, o que reduziu gradualmente o quadro. O fortalecimento dessa área é fundamental para assegurar a transparência e o controle da administração pública, então, o concurso vem para atender uma demanda de mais de 10 anos”, destacou o atual controlador Geral do Município, Weslley Bucco.

Leia Também:  Prefeito recebe carta da Embaixada de Israel propondo parcerias

Segundo Wesley, que é auditor de carreira, a CGM é um órgão técnico e atua como suporte para a prefeitura, assessora diretamente o prefeito nas suas atribuições, sendo consultada frequentemente por outros órgãos públicos e secretarias municipais para esclarecer dúvidas técnicas sobre atos administrativos, procedimentos e normas internas.

Dentro da CGM, há também a Ouvidoria-Geral do Município, que desempenha papel relevante no atendimento à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

CUIABÁ

Câmara avalia resultado da terceira sessão extraordinária do ano

Publicados

em

Por

24/01/2025
Câmara avalia resultado da terceira sessão extraordinária do ano
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Na tarde desta sexta-feira (24), o Legislativo cuiabano aprovou, durante a terceira Sessão Extraordinária de 2025, os dois Projetos de Lei enviados pelo Executivo municipal sobre o parcelamento de dívidas da prefeitura.&nbsp
Os débitos são referentes às contribuições previdenciárias devidas ao Cuiabá-PREV (Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá/MT), e à dívidas de tributos federais.
Paula Calil (PL), presidente da Casa, ponderou sobre a importância da aprovação em regime de urgência das duas matérias, porque as dívidas deixadas pelo ex-prefeito Emanuel Pinheiro poderiam prejudicar a gestão atual.
“Nós aprovamos de forma unânime as duas proposições que vieram do Executivo. Elas são importantes porque Cuiabá está sem certidão e nós não poderíamos receber recursos do Governo Federal, nem do Governo Estadual se nós não tivermos essa certidão. Então, foi muito importante nós darmos esse passo, fazermos esse parcelamento e deixar muito claro: são dívidas herdadas da antiga gestão. Eles não fizeram o pagamento dos débitos das contribuições do PIS/PASEP e do INSS, e o outro parcelamento é referente ao Cuiabá-PREV”, afirmou.
O vereador Dilemário Alencar (União Brasil) explicou a forma como o parcelamento será feito e reforçou os prejuízos com os quais Cuiabá vem lidando.
“A prefeitura de Cuiabá têm dois regimes de previdência: o Cuiabá-PREV (vinculado aos servidores efetivos) e o regime geral, vinculado ao INSS, ali contribui o pessoal comissionado, contratados, enfim. Os vereadores de oposição estão cientes do rombo deixado pelo ex-prefeito e essa montanha de dívidas vai ser, evidentemente, com o consentimento do Ministério da Previdência, parcelada em 60 vezes. Isso traz um atraso tremendo na cidade de Cuiabá. Porque, veja, com essa montanha de dinheiro dava para o prefeito Abilio, praticamente, acabar com o déficit na falta de asfalto em nossa cidade”, finalizou o vereador.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Inscrições para a 46ª Edição dos Jogos Estudantis podem ser efetuadas até a terça-feira (23)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA