CUIABÁ
Comissão da Câmara recebe diretor da Águas Cuiabá
CUIABÁ

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Os vereadores Dídimo Vovô (PSB), Adevair Cabral (Solidariedade) e Kássio Coelho (Podemos) reuniram-se na tarde desta segunda-feira (14), durante encontro da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, para discutir a situação da concessionária Águas Cuiabá.
Os parlamentares dialogaram com o diretor-geral da empresa, Leonardo Menna, sobre os investimentos previstos e a destinação dos recursos. Outro ponto abordado foi a situação das redes de esgoto já implantadas em diversos bairros da capital, que permanecem inoperantes por falta de interligação.
“Foi algo que nos chocou muito, tendo em vista que hoje nós temos mais de 50% das redes não fazendo a ligação, mas sendo cobradas pela Águas Cuiabá”, pontuou o presidente da Comissão, vereador Dídimo Vovô.
Além disso, os parlamentares buscaram esclarecimentos quanto à cobrança da taxa de esgoto, que, segundo a empresa, é única, no valor de 4,85% referente ao serviço prestado.
Dídimo também destacou que, na próxima reunião da Comissão, os vereadores deverão receber o diretor-presidente da ARSEC, Vanderlúcio Rodrigues.
O vereador Adevair Cabral aproveitou a oportunidade para convidar o presidente do Shopping Popular e ex-vereador, Misael Galvão, a participar de uma futura reunião da Comissão, a fim de apresentar um relatório sobre o andamento das atividades no Shopping.
Por fim, o vereador Kássio Coelho sugeriu ainda o envio de convite ao secretário de Fazenda do Estado de Mato Grosso, Marcelo Bussiki.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT


CUIABÁ
Vice-prefeita e secretário de Obras Públicas vistoria em fissura causada por sistema de drenagem

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, coronel Vânia Rosa e o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, realizaram na terça-feira (17) uma visita técnica à Rua dos Crisântemos, no cruzamento com a Rua das Margaridas, no bairro Jardim Cuiabá. O local sofreu a abertura de uma fissura no solo, causada por infiltração decorrente de sobrecarga no sistema de drenagem pluvial.
O ponto afetado é um entroncamento de três importantes linhas de escoamento: uma que vem da região do bairro Goiabeiras, outra da área próxima ao hospital e clínicas do bairro, e uma terceira que desce da parte superior da via. De acordo com os técnicos, o maior volume de água vem da direção do bairro Goiabeiras, e todas essas vias de drenagem convergem em um único ponto, gerando uma pressão excessiva sobre a tubulação.
“Recebi essa demanda de moradores da região e de pronto viemos verificar a situação. Estar presente é o mínimo que podemos fazer diante de uma situação tão crítica nessa rua. Nossa população merece respeito e segurança. Vamos cobrar providências urgentes e buscar todas as soluções necessárias junto ao secretário Reginaldo, que esteve conosco no local, para garantir o reparo dessa via e evitar novos transtornos aos moradores do bairro”, afirmou a vice-prefeita.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, a atual estrutura de drenagem do local não comporta o volume de água que escoa durante o período chuvoso. Toda essa água segue em direção ao Córrego do Quilombo, e a pressão acumulada foi responsável pela explosão de um bueiro no trecho.
“Para resolver definitivamente o problema, será necessário construir uma nova rede de drenagem, paralela à existente, com tubos mais largos, provavelmente de 1,5 metro de diâmetro e que leve a água até o córrego em outro ponto”, explicou o secretário.
Enquanto a solução definitiva não é implantada, a Prefeitura de Cuiabá trabalha em duas frentes: finalizar os estudos técnicos para a nova rede de drenagem e buscar os recursos necessários para execução e aguardar o fim do período chuvoso para, se necessário, realizar um recapeamento provisório na via, minimizando os impactos aos moradores até a execução da obra completa.
“Não fizemos o recapeamento ainda porque não temos a solução técnica final e, com as chuvas ainda fortes, correríamos o risco de o problema se repetir, desperdiçando o investimento”, pontuou Reginaldo Teixeira.
A expectativa é concluir os estudos técnicos ainda neste mês de abril, para que seja possível tomar uma decisão concreta e iniciar o processo de solução definitiva para o problema.
#PraCegoVer
A imagem mostra a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, coronel Vânia Rosa e o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, durante vistoria técnica no bairro Jardim Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
DIAMANTINO6 dias atrás
Prefeitura de Diamantino abre Processo Seletivo Emergencial por análise curricular para professor do Ensino Fundamental
-
ESPORTES4 dias atrás
Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Atleta atendido no programa de bolsas do Governo de MT é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Algodão volta a crescer no Paraná e reforça liderança do Brasil no mercado mundial
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Setasc e Cuiabá Esporte Clube mantêm parceria e garantem continuidade do Camarote do Autista na Arena Pantanal
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Após reunião com Wilson Santos, SES vai reavaliar o acesso ao canabidiol
-
FAMOSOS5 dias atrás
Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’
-
POLÍCIA4 dias atrás
Cavalaria da PM apreende adolescente e prende homem por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde