MATO GROSSO
Últimas etapas regionais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis 2025 ocorrem em Alta Floresta e em Barra do Garças
MATO GROSSO
As duas últimas etapas regionais da edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses serão realizadas simultaneamente, a partir deste sábado (28.6), em Alta Floresta e em Barra do Garças. Juntos, os dois municípios recebem cerca de 2.600 estudantes das regiões Norte e Leste, respectivamente, que disputam as competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Os jogos prosseguem até a próxima sexta-feira (4.7).
Em Alta Floresta, aproximadamente 1.400 atletas disputam a etapa regional Norte, compondo, no total, 142 equipes, sendo 66 nos Jogos Escolares e 76 seleções municipais nos Jogos Estudantis. As delegações representam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
Já em Barra do Garças, a etapa regional Leste abrange mais de 1.200 atletas, de 53 equipes escolares e 56 seleções municipais. Por lá estarão representados os municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Querência, Ribeirãozinho, Santo Antônio do Leste e Torixoréu.
As competições contam com equipes masculinas e femininas nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e, os da faixa etária de 15 a 17 anos, dos Jogos Estudantis de Seleções.
As equipes e seleções disputam os títulos de campeãs regionais para garantir vaga em suas respectivas etapas estaduais, que serão realizadas nos meses de julho e agosto, em Lucas do Rio Verde e em Sorriso. Ao todo, são realizadas 10 etapas regionais, envolvendo os municípios de todas as regiões de Mato Grosso.
Abertura oficial e locais de competição
A abertura oficial da fase regional Norte será realizada no sábado (28), às 19h, no Ginásio Municipal “Pezão”, em Alta Floresta. Na mesma data, também às 19h, a solenidade de abertura na região Leste ocorre no Ginásio Municipal Arnaldo Martins, em Barra do Garças.
Em Alta Floresta, os locais de competição são o Ginásio Pezão (futsal), o Ginásio Chico da Brahma (basquetebol), a quadra da Fundação Servir (handebol). O voleibol será disputado no Club Floresta de Vôlei (CFV) e na quadra da Escola Municipal Vilma Dias.
Em Barra do Garças, o Ginásio Arnaldo Martins, a Escola Estadual Professora Elisabeth Lacerda e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) recebem os jogos de futsal e de handebol. O Ginásio Antônio Flandeiro Brito e a Escola Municipal João Alves dos Santos sediam as partidas de basquetebol e voleibol.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
MT Hemocentro precisa de doações para reforçar estoque de sangue tipo O-
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, convida doadores para reforçar o estoque de sangue do tipo O-, que registra uma baixa no estoque. A unidade realiza coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço.
O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, destaca a importância de ter esse tipo sanguíneo à disposição das unidades hospitalares.
“O tipo O- é considerado doador universal porque esse sangue pode ser transfundido para qualquer pessoa, independentemente do tipo sanguíneo dela. Por isso, é importante que as pessoas que tenham esse tipo de sangue realizem a doação regularmente para manter o estoque da unidade abastecido”, destacou.
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.
Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
*Sob a supervisão de Luiza Goulart
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMutirão da Cidadania Social chega à 7ª edição em Cuiabá, no CPA3, neste sábado (25)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio defende reajuste aos servidores públicos de todas as categorias, após aprovação para trabalhadores do TJ
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia aprova Medalha Jovem Escritor para estudantes da rede pública
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMaçons são homenageados com honrarias
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos intermedeia impasse de condomínios em Cuiabá
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrásDavi Almeida Franco
-
ESPORTES2 dias atrásAtlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásEducação autoriza início das obras de reforma e ampliação do CMEI Professora Eleuza Maria Souza Santos

